Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Alimentos | 24/11/2017 - 14:15

Diferença entre gordura saturada, insaturada e gordura trans

Quais são os efeitos que causa a gordura no organismo? A verdade é que nem todos sabem diferenciar os tipos de gorduras existentes que afetam nossa saúde. Sabia que algumas delas podem ser consideradas boas para a saúde, para o funcionamento do corpo e até trazer alguns benefícios? Uma pessoa saudável que tem uma dieta balanceada terá que contar corretamente a quantidade de gordura que ingere por dia. Saiba diferenciar os contras e os prós dos três tipos de gordura.

 

Gordura Saturada

A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado solido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras. Ela é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que possui uma dieta balanceada e come de forma saudável, a ingestão sugerida pode chegar a ser no máximo de 20 gramas por dia.

 

Gordura Insaturada

A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Em uma dieta balanceada deve recomenda-se ser consumido no máximo 44 gramas da gordura insaturada por dia. Ela faz com que o colesterol ruim diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada não traz tanto mal como a gordura saturada quando consumida corretamente.

 

Gorduras Trans

A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processamento são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, e daí vem a denominação de “gorduras trans”. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é muito encontrada em uma grande maioria de alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, biscoitos, sorvetes e muitos outros. Para não prejudicar a saúde, a sugestão usual dos profissionais é de consumir no máximo 2 gramas ao dia de alimentos com gorduras trans.

 

Diferenças

Para concluir podemos dizer que as gorduras saturadas e insaturadas tem diferentes origens, animal as saturadas, vegetal as insaturadas, e além disso diferentes consequências na saúde das pessoas. As saturadas afetam negativamente o organismo, em quanto as insaturadas afetam positivamente o organismo. Vale a pena esclarecer que ambas afetam negativamente o organismo se são consumidas em excesso. As gorduras trans são o resultado de um processo químico, que afetam negativamente a saúde. Guia alimentar para a população brasileira

 

 

Guia alimentar para a população brasileira

O Ministério da Saúde mantem um publicação que eles chamam de Guia alimentar para a população brasileira. Segundo esta publicação há uma classificação de alimentos, não apenas gorduras, que são as seguintes: 

Alimentos in-natura

Alimentos minimamente processados

Alimentos processados

Alimentos ultraprocessados

Segundo o guia, o correto é fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação. São eles: Legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados; Arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado; Milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; Feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas; cogumelos frescos ou secos; Frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras substâncias; Castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar; cravo, canela, especiarias em geral e ervas frescas ou secas; Farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água; Carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; Leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar); Ovos; Chá, café, e água potável.

 

Alimentos processados

Para alimentos processados, o guia recomenta limitar o uso deles, ou seja, usar com moderação e em quantidades menores. São exemplos: Cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola, couve-flor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

 

Alimentos ultraprocessados

Para esse grupo de alimentos a recomendação é evitar. São eles: Vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas em geral, cereais açucarados para o desjejum matinal, bolos e misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos ‘instantâneos’, molhos, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados, bebidas energéticas, produtos congelados e prontos para aquecimento como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanados do tipo nuggets, salsichas e outros embutidos, pães de forma, pães para hambúrguer ou hot dog, pães doces e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros aditivos.

 

Fonte: Casa Dicas

Foto: Reprodução Internet

 

Palavras chave: saturada - insaturada - gordura - trans - alimentos

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.



Mais notícias

Fitness - 27/11/2017 | 14h12min

Por que é que você malha os músculos teimam e não aparecer?

Campanha - 31/10/2017 | 10h10min

O que é o Novembro Azul e como ele começou?

Assista! - 04/10/2017 | 13h10min

Outubro Rosa: Saiba o que é e entenda a sua importância

Cuidados! - 25/09/2017 | 11h09min

Seis maneiras de evitar a rinite alérgica

Saiba! - 13/09/2017 | 17h46min

Açúcar ou gordura: o que é pior para a saúde?

Alerta! - 05/09/2017 | 10h25min

Como a gordura da barriga eleva o risco de câncer

Conheça! - 25/08/2017 | 11h16min

Os benefícios da toranja para saúde

Anote! - 21/08/2017 | 11h08min

Os benefícios do suco da cenoura para saúde

Saiba! - 18/08/2017 | 10h08min

Essas quatro bebidas podem arruinar seu sorriso

Confira - 10/08/2017 | 10h47min

Colesterol: as metas mudaram (de novo!)