Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Saúde | 27/11/2011 - 13:59

É preciso mudar os hábitos para evitar o câncer

"O câncer não é uma única doença. São inúmeras doenças diferentes. É possível, sim, preveni-lo", explica o oncologista Murilo Buso

Divulgação Uma vida mais saudável mantém a doença afastada. Uma vida mais saudável mantém a doença afastada.

É possível prevenir alguns tipos de câncer a partir de mudanças de hábitos e comportamentos, segundo o oncologista Murilo Buso, do Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Universitário de Brasília. No Dia de Combate ao Câncer, lembrado hoje, o médico adverte: “O câncer não é uma única doença. São inúmeras doenças diferentes. É possível, sim, preveni-lo”.

 

O alerta do oncologista se refere ao fato de que se as pessoas não fumarem, evitarem o consumo excessivo de álcool, cuidarem do peso e de determinadas infecções, o risco de desenvolvimento de um tumor maligno será reduzido. “É uma questão de mudança de comportamento”, frisou ele em entrevista concedida ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Para Buso, o desafio do sistema de saúde no Brasil é colocar à disposição dos doentes o tratamento adequado para a cura do câncer.

 

De acordo com ele, o conhecimento existe. “O desafio é oferecer tratamento [a todas] as pessoas”, disse. Segundo o médico, estudos recentes mostram que se os cânceres de colo do útero, mama e intestino forem identificados na fase inicial, as chances de recuperação plena superam 90%. Buso lembra que a descoberta da doença é feita por meio de exames específicos para cada caso. No que se refere ao câncer de mama, os exames indicados são a mamografia e o ultrassom.

 

O câncer de colo do útero pode ser detectado por meio do chamado exame papanicolau, que consiste na coleta de material do colo uterino e análise feita em laboratório. No caso do câncer de intestino, o oncologista recomenda atenção ao surgimento de infecções e pólipos na região.

 

Na semana passada, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) divulgou um estudo mostrando que a estimativa é que, apenas no próximo ano, 520 mil novos casos de câncer surjam no país. Pelo estudo, 18 tipos da doença são as que mais atingem os brasileiros.

 

O câncer de mama, com exceção do tumor de pele não melanoma (o mais agressivo), é o mais frequente em mulheres. Especialistas consideram que a amamentação, a prática de atividade física e alimentação saudável são fatores de proteção ao câncer.

 

Nos homens, a incidência maior é de câncer de pele (não melanoma) seguido pelo câncer de próstata. Em seu último estudo, publicado em 2009, o Inca previu que, em 2010, 490 mil pessoas seriam afetadas pela doença em todo o país. As estimativas de anos diferentes não podem, no entanto, ser comparadas, devido a diferenças metodológicas entre elas.

 

Agência Brasil

Palavras chave: câncer - saúde - oncologista

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.



Mais notícias

Curta - 28/07/2015 | 15h07min

Benefícios da drenagem linfática

Teste - 23/07/2015 | 15h59min

3 segundos para saber se seu pneu é gordura ou inchaço

Dicas - 21/07/2015 | 15h07min

Plantas medicinais para combater doenças de inverno

Dicas - 16/07/2015 | 09h53min

Comece a se exercitar com calma

Cabelos - 14/07/2015 | 14h12min

Tudo o que você precisa saber antes de aderir ao candy color

Dicas - 14/07/2015 | 14h07min

Por que desenvolvemos rugas e o que podemos fazer para evitá-las?

Fique Sabendo - 13/07/2015 | 10h07min

Apendicite pode ser tratada sem bisturi

Aula - 10/07/2015 | 14h36min

Zumba cria programa fitness para idosos sem impacto nas articulações

Respostas - 09/07/2015 | 11h35min

Esclareça as dúvidas sobre aparelho ortodôntico

Fique Sabendo - 09/07/2015 | 11h29min

Excesso de vitamina B12 pode causar espinhas