Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Saúde | 05/11/2011 - 11:10

O poder de mais de 50 frutas e legumes

Emagrecer, fortalecer e proteger são alguns dos benefícios que a natureza fornece através de frutas e legumes

Divulgação O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas.

Nos alimentos corretos está o segredo de uma saúde perfeita. Frutas e legumes fazem parte de nossa alimentação, então conheça as propriedades terapêuticas. de uma lista mais de 50 produtos.

 

Abacate:
Rico em: vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.
Vantagens: reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarreia, dor de cabeça , eczema, pela seca, parasitas intestinais, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Alem de saciar a fome, estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares. Pois a vitamina E reforça também o sistema imunitário.

 

Abacaxi:
Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, aparelho urinário, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulo sanguíneos.

 

Acerola:
Uma fruta ria em vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio. Otimo nos sintomas de resfriado , gripe e anemia.

 

Agrião:
É fonte de vitamina C e ferro, iodo e betacoroteno. Ele atua diretamente no sistema digestivo, circulatório e respiratório. Ideal para quem fuma, pois age como antídoto aos efeitos tóxico do tabaco. Também pode ajudar no tratamento do câncer do pulmão, cãibras e cegueira.

 

Alface:
Rica em: potássio, cálcio, fosforo, ferro e vitamina A, C e niacina. A alface age como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante, depurativo e desintoxicante. Auxilia no tratamento contra insónia e perturbações gerais do sistema nervoso, dores de cabeça cronicas e tosse, para além disso pode ajudar o organismo e combater o câncer.

 

Aipo:
Rico em: cálcio, potássio, e vitaminas A e C , suas propriedades dietéticas e ao mesmo tempo hidratante, ainda auxilia na eliminação dos gases intestinais e na eliminação das toxinas, na eliminar do acido úrico do aparelho digestivo. Útil para quem sofre de gota e infecções urinarias. Pode ajuda a reduzir inflamações e artrite.

 

Alho:
Rico em: potássio, magnésio, cálcio. Tem propriedades: Anti-virais, antibiótico, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-asmática, Anti-oxidante, Anti-cancerígeno, colesterol alto, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, e tem uma eficácia nos tratamento de câncer de mama e próstata.

 

Alperce:
Rico em: betacaroteno, fibra, magnésio, fósforo, cálcio, flavonóides, ferro, zinco e ainda vitaminas do complexo B e C. É um excelente antioxidante, e fortalece o sistema imunológico.

 

Alcachofra:
Rica em: fosforo, magnésio, potássio, sódio, acido folico, as vitaminas B3, C e K. É excelente para purificar o fígado, diurético, auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz os níveis de colesterol no sangue.

 

Ameixa:
Rica em: potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E. O suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunitário e é útil para combater o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.

 

Aspargo:
Contem: vitaminas A, C, cálcio e ferro. É indicado para quem tem eczema, doenças de pele, acne, e afecções de rins. Por ser pobre em calorias e hidrato de carbono, é bom para pessoas que precisam manter e perder peso.

 

Azeitona:
Rica em: vitaminas A, B1, D e E. Indicado nas doenças de pele, como eczema, acne, psoríases, sardas, envelhecimento da pele, problemas digestivo, e falta de apetite sexual.

 

Banana:
Rica em: potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, e do complexo B. Indicado para pessoas que pratica esporte, quem sofre de depressões, anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e ulceras.

Batatas:
Rica em: cálcio, potássio, fibras, carotenos e vitamina C. Ajuda no tratamento de câncer, dores de estômago e enfermidades do intestino, evita a formação de coágulo sanguíneo e reduzir o risco de doença cardíaca. E a batata doce ajuda proteger contra o câncer.

 

Beterraba:
Rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C, sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito bom para combater anemia, perda excessiva de líquidos, e problemas de fígado e prisão de ventre.

 

Brócolos (brocolis)
Rico em: vitaminas A, C.Sais minerais: potássio, cálcio, ferro, selênio, cromo e tambem fibras. Este vegetal tem propriedades antioxidante, e anticancerígenas, age contra o câncer de próstata, pulmão, cólon e mama e ainda ajuda a reduzir o colesterol.

 

Cereja:
Rica em: vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonódes. É um fruto poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta.

 

Caju:
Rico em: vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. É indicado para caso de febre, impotência sexual, diabetes, bronquite, gripe e tosse e ainda ajuda proteger o sistema imunológico.

 

Cenoura:
Rica em: Vitaminas, A, C, E, fibras, betacoroteno potássio, ferro, cálcio, e zinco. Tem propriedades dietética, alivia azia, é benéfica para o estômago e o aparelho digestivo. É indispensável para gestante, pois melhora e aumenta a produção do volume sanguíneo e também a produção do leite. Alguns estudos revela que a cenoura pode proteger contra o câncer da boca.

 

Cebola:
Rica em: vitaminas C e do complexo B, potássio, fosforo, ferro e cálcio. É indicada para enfermidades do estômago, intestino, reumatismo, arteriosclerose , parasitas, resfriados, gripes, tosse, bronquite, asma, ajuda depurar o sangue e o fígado.

 

Couve:
Rica em: Vitamina C, ferro, cálcio, fosforo, betacaroteno e fibras. Por ser rica em fibras é um otimo laxante, também para dores reumáticas, úlceras gástricas, combate artrite e cálculos renais. Pode ainda ajudar a prevenir e tratar o câncer de mama e doenças cardíacas.

 

Couve-de-bruxelas.
Rica em: vitamina C, folatos, potássio e betacaroteno. Possui grande concentração de folatos, necessário para a produção dos glóbulos brancos.

 

Couve-galega.
Rica em: vitamina C, ferro, cálcio, caroteno e fibras. Por ser pobre em gordura e baixo teor calórico, é indicado para quem quer emagrecer. Também estimula o sistema imunitário.

 

Couve-flor:
Rica em: Vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fosforo, e fonte de folato. Suas folhas é muito eficaz no combate as anemias, falta de apetite e também a prisão de ventre.

 

Chicória:
Rica em: vitaminas A, complexo, B, C e D, potássio, betacaroteno e folatos. É indicado na prevenção da osteoporose, anemia. Por ser de baixo valor calórico, é otimo para dietas de emagrecimento.

 

Coentros:
Rico em: vitaminas A, B1, B3, B6, vitamina C, cobre, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, selénio e flavonódes. É um tónico para o estômago e o coração.

 

Coco:
Rico em: vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fosforo, magnésio, sódio, e cloro, também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários benefícios que agua de coco nos proporciona, ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarreia, trata ulcera estomacal, depura o sangue, preveni e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele e acima de tudo evita vómitos e náuseas na gravidez.

Damasco:
Rico em: vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio. É indicado nos casos, afecções do fígado, problemas de visão, nicotina e câncer.

 

Dente-de-leão:
Rico em: ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

 

Ervilhas:
Rico em: vitaminas A, C, fosforo, cálcio, ferro, e potássio. São vários benefícios que a ervilhas traz a nossa saúde, combate a dores de estômago, intestino, laxante e coágulo no sangue.

 

Espinafre:
Rico em: vitaminas A do complexo B, possui minerais como, ferro, fosforo, cálcio, folatos e betacoroteno. O espinafre é recomendado para pessoas anémicas, desnutridas, também é um bom para combater a pressão arterial, cálculos renais, artrite, diarreias, acima de tudo ajuda a desintoxicar o organismo.

 

Framboesa:
Rica em: vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fosforo, magnésio e potássio. A framboesa é utilizada no tratamento de inflamação, na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

 

Figo:
Rico em: fosforo, cálcio, potássio e magnésio. É indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, ulceras gástricas e duodenal, diarreia, insónia e queimaduras do sol.

 

Kiwi:
Rico em: vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras. É indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.

 

Goiaba:
Rico em: vitaminas A, B1, C, fosforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarreia, hemorragias e ajuda no emagrecimento.

 

Groselha:
Rica em: vitaminas B, C, E, cobre, ferro, fosforo, potássio e magnésio. É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, e fortalece o sistema imunológico.

 

Gengibre:
Rico em: selenio e zinco. É muito utilizado em caso de resfriados, dores de garganta, gripe, tosse e também auxilia no caso de emagrecimento.

 

Hortelã:
Rico em: magnésio, cálcio, ferro e folatos. É muito útil para a digestão, refresca o hálito, tremores nervoso, vómitos, cólicas, catarro brônquios e auxilia a expectoração.

 

Laranja:
Rica principalmente em vitamina C, potássio, caroteno. Ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerigenas.

 

Limão:
Rico em: vitamina C, potássio, cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhor a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso.

 

Maçã:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre e zinco, e ainda peticina. É eficaz nos tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.

 

Mamão:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, ferro, cálcio, fosforo e potássio. Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, desidratação. Além de proteger o organismo contra o câncer.

 

Manga:
Rico em: vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

 

Morango:
Rico em: vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas, e a reduzir o nível do colesterol, males dos rins, anemias, fadigas e doenças da pele.

 

Melancia:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fosforo e betacaroteno. Ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

 

Melão:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fosforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade, o seu suco é otimo na menopausa.

 

Nabo:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, cálcio, ferro, fibras e betacaroteno. Por ser rico em fibras é eficaz no tratamento intestinal, reduz o colesterol, diabetes, cálculos, obesidade e ajuda preveni contra o câncer .

 

Pepino:
Rico em: ferro, enxofre, potássio, fosforo e betacaroteno. O pepino é diurético, e ajuda a eliminar o excesso acido úrico, é muito bom para a pele e o envelhecimento.

 

Pêra:
Rica em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga,aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

 

Pêssego:
Rico em: vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca.

 

Rabanete:
Rico em: vitaminas B2, C, cálcio, fosforo, ferro e potássio. o rabanete tem varias vantagens para nossa saúde, estimula a digestão, purifica o sangue, os rins, bexiga, reumatismo, artrite, alivia a congestão nasal, bronquite, resfriado, inflamações interna, erupções da pele, previne a formação de coágulos e contribui para a diminuir o risco de câncer do pulmão e estômago.

 

Repolho:
Rico em: vitaminas A, C, potássio, cálcio, e fosforo. O repolho ajuda a purificar o sangue, estimula a digestão, age contra o envelhecimento precoce, auxilia na queima de gordura, diabetes, colesterol, ulceras e canceres.

 

Romã:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, ferro e cálcio. A romã é otimo para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.

 

Salsa:
Rico em: vitaminas A, C. A salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases, é diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações da vias urinarias, cálculos renais, melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece estrutura do colagénio da pele.

 

Toranja:
Rica em: vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito bom para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.

 

Tomate:
Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, ferro, magnésio, potássio, fibras, licopeno, betacaroteno. São varias vantagens do tomate que nos traz para nossa saúde. Podemos citar algumas como: previne contra o câncer, artrites, gota, reumatismos, próstata, cistite, furúnculos, prisão de ventre, problemas estomacal e garganta.

 

Uva:
Rico em: vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos. A uva é uma fruta saborosa e de grande vantagens para saúde. É indicado nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra o câncer, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinarias.

Palavras chave: saúde - frutas - legumes - nutrição

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Regina Coeli Coutinho - Aprendizado fundamental e cuidados frequentes com a saúde.Parabéns!

    welinton pereira - adorei coisa que eu não sabia fiquei sabendo agora muito bom.

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.



Mais notícias

Evento - 24/10/2014 | 16h38min

Hospital Geral prepara-se para o 7º Encontro de Humanização

Saúde Bucal - 24/10/2014 | 16h36min

A importância da saliva para a saúde bucal

Caxias do Sul - 24/10/2014 | 16h17min

Lançado programa "De Olho no Risco do Idoso"

Bento Gonçalves - 21/10/2014 | 11h00min

Dependência química em pauta no final de semana

Garibaldi - 21/10/2014 | 10h47min

BTI deverá ser aplicado nesta semana

Paralisia - 21/10/2014 | 10h35min

Homem com paralisia volta a caminhar após tratamento revolucionário

Ebola - 21/10/2014 | 10h34min

Organização Mundial da Saúde declara Nigéria livre do vírus

Caxias do Sul - 09/10/2014 | 15h09min

Banco de Perucas do HG será inaugurado na sexta

Saúde Mental - 08/10/2014 | 10h18min

Secretaria de Saúde de Flores da Cunha prepara ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental

Verão - 07/10/2014 | 10h49min

Saiba como adaptar o organismo para o horário de verão