Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Alimentação | 01/12/2014 - 11:30

Escolha o óleo certo para usar em suas receitas

Foi-se o tempo em que as gôndolas dos supermercados exibiam apenas o manjado óleo de soja. É cada vez maior a oferta de produtos à base de outros ingredientes - dos mais usuais, como os de milho, canola e girassol, fáceis de encontrar e acessíveis, aos mais exóticos, como os de algodão, gergelim e castanha-do-pará, cuja distribuição ainda se limita a lojas de produtos naturais ou orientais e empórios com oferta gourmet. Para acabar com as dúvidas na hora da compra, CLAUDIA ouviu três especialistas, que esmiuçaram os efeitos sobre a saúde e as propriedades culinárias de um bocado deles: Vera Megume, professora de ciência dos alimentos e nutrição da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo; Maurício Lopes, professor do curso de gastronomia da mesma instituição; e Bianca Giuliano, da consultoria paulistana de nutrição funcional Healthy Choice. Leia e tire proveito de cada um à beira do fogão. Não ficou de fora nem o óleo de coco, que virou moda com a promessa de emagrecer.

 

Castanha- do-pará

Extraído a frio, mantém todos os nutrientes da castanha: ômegas 6 e 9, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, fibras... Marcante, vai bem na finalização de pratos frios.

Gergelim

O escuro, feito de sementes torradas, tem sabor forte e é apreciado pelos asiáticos. O claro, do gergelim cru, é suave e ótimo em molhos. Ambos são tidos como saudáveis

Girassol

Por ter gordura poli-insaturada em abundância, é uma opção saudável. Prefira usar em refogados, saladas e pratos frios.

 

Abacate

Do rol dos óleos funcionais, contém vitamina E e ácidos graxos e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Ideal para pratos e molhos frios.

Coco

Não há comprovação científica de seu poder emagrecedor e, por ter gorduras saturadas, exige moderação. Com gosto forte, vale como toque final em certos pratos.

Dendê

O óleo da comida baiana contém quase 50% de gordura saturada, o que acende o sinal amarelo. Mas apresenta bom desempenho em frituras, já que não se degrada.

Sementes de abóbora

Rico em antioxidante, é impróprio para frituras, tem aroma pronunciado e é ótimo para finalizar saladas.

Canola

Com alto teor (58%) de gordura monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva, e concentração baixa de gordura saturada, é tido como uma opção saudável - se não usado em frituras.


Milho  

Bom para frituras, pois é o que mais resiste a temperaturas elevadas, sem deixar gosto residual. Rico em gordura poli-insaturada, atua na redução do colesterol.


Noz-macadâmia

Além de ter gorduras monoinsaturadas, apresenta alto teor de ômega 7, que ajuda a nutrir a pele e combater o envelhecimento. Por ser extraído a frio, precisa entrar cru nos preparos.

Linhaça

Com ômega 3, ácido graxo que protege o coração e também está presente nos peixes de água fria, tem sabor neutro e casa bem com saladas e molhos frios.

Amendoim

A resistência a temperaturas elevadas e o sabor neutro o tornam ideal para frituras e fondues. Mas sem abusos, pois a concentração de gordura saturada é relativamente alta (18%).

Soja

Não é o melhor para frituras, como se pensa. Acima de 180 ºC, se degrada e causa dor de estômago e azia. Prefira usá-lo em refogados. É rico em vitamina E.

Cártamo

A planta dá origem a um óleo com altíssimos teores de ômegas 6 e 9, que reduzem o apetite e ajudam a combater a gordura localizada no abdome. Use para finalizar saladas.

 

Fonte: Mdemulher

 

Palavras chave:

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.



Mais notícias

Faça! - 06/08/2015 | 10h08min

Receita de massa de pizza sem glúten

Pele - 05/08/2015 | 17h36min

Peelings que combatem acne, cravos e manchas

Dicas - 13/07/2015 | 10h45min

Aprenda a cultivar temperos em casa

Pesquisa - 03/07/2015 | 17h17min

10 curiosidades que você precisa saber sobre o sushi

Receita - 06/05/2015 | 15h29min

Torta relâmpago de maçã

Receita - 28/01/2015 | 15h43min

Doce de abacaxi com sorvete de creme

Fácil - 17/12/2014 | 14h23min

Bolo de Natal: Bolo-musse de chocolate

- 08/12/2014 | 10h31min

Alimentos para o coração: como servir saúde à mesa

Fácil - 03/12/2014 | 10h59min

Bolinho de milho com queijo

Alimentação - 28/11/2014 | 10h26min

Alimentos ricos em fibras: conheça os 10 tipos que não podem faltar na sua dieta