Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Projeto Verão | 24/10/2016 - 11:29

5 mitos e verdades sobre suplementos alimentares

É muito comum as pessoas adeptas às atividades físicas fazerem uso de suplementos alimentares como forma de auxiliar o caminho até seus objetivos. E este consumo tem crescido cada vez mais: em 2015, o crescimento do setor ultrapassou os 12% em relação ao ano anterior. 

 

Uma pesquisa realizada pelo Concil for Responsible Nutrition (CRN) dos Estados Unidos, indicou que a principal razão para o consumo dos suplementos é busca pela melhora da saúde e bem-estar. Contudo, poucas pessoas sabem a forma certa de usá-los.

 

“Quando usados da forma correta, os suplementos apresentam inúmeros benefícios à saúde, que vão desde a reposição de nutrientes, coadjuvante em tratamentos de patologias, estética, emagrecimento e a otimização de resultados em atividades físicas”, explica Patrícia Sens, nutricionista da equipe de atletas e parceiros da Fast Nutri, empresa responsável pela importação e comercialização das melhores marcas de suplementos. “Portanto, antes de iniciar a ingestão se suplementos alimentares, é importante consultar seu nutricionista”, ressalta a profissional.

 

Para esclarecer algumas informações sobre suplementos alimentares, listamos 5 mitos e verdades a respeito de seu uso. Confira!

 

Suplemento engorda

Mito. Existe uma grande variedade de suplementos alimentares, todos voltados a algum objetivo. Termogênicos para emagrecimento, proteína para aumento e força muscular, hipercalóricos para aumento do peso entre outros. A auto-suplementação, com escolhas inadequadas e uso indiscriminado, pode resultar prejuízos à saúde, mas não necessariamente ao aumento do peso. Tudo depende so tipo de suplemento utilizado. Toda a suplementação deve ser prescrita e acompanhamento do profissional nutricionista.

 

Qualquer pessoa pode consumir suplementos alimentares

Mito. Devido ao fácil acesso, muitas pessoas passam adquirir o uso do suplemento alimentar sem a orientação de um profissional da nutrição. Para a utilização correta, eficiente e sem danos à saúde, o indivíduo deve passar por uma avaliação nutricional e realizar exames bioquímicos, onde o profissional vai avaliar as necessidades e prescrever caso necessário.

 

Existe hora certa para ingerir suplemento

Verdade. Cada suplemento possui suas próprias características, função, tipo e tempo de absorção, mecanismo de ação, interações entre outros. Sendo assim, muitos suplementos necessitam ser consumidos em horários específicos para melhor aproveitamento.

 

O suplemento substitui refeições e é indicado para tratar doenças

Mito. O suplemento, como o nome já diz, tem a intenção de suprir uma necessidade, seja ela de macro ou micronutrientes. Suplementos caracterizados como substitutos de refeição, podem substituir até duas refeições por um curto período de tempo e com acompanhamento de um profissional habilitado. Mas nunca substituir a alimentação.

 

Suplemento é composto por vitaminas e outros nutrientes

Verdade. Suplementos alimentares são substâncias capazes de fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, proteínas, ácidos graxos e carboidratos que, muitas vezes, não conseguimos obter em quantidade suficiente por meio da alimentação. Quando usados da forma correta, eles apresentam inúmeros benefícios à saúde.

 

 

Fonte/foto: Corpoacorpo

Palavras chave: projeto - verão - suplementos - alimentares

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.