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Confira! | 05/09/2016 - 14:10

Existem verduras e legumes que são mais benéficos quando cozidos?

Embora o senso comum diga que o alimento cru mantém mais seus nutrientes, essa máxima não se aplica a todo tipo de vegetal. A cenoura é um dos que oferecem mais vantagens quando passam pelo fogão. Isso porque o betacaroteno, por trás daquele tom alaranjado, é mais absorvido pelo organismo quando o alimento é cozido ou passa pelo vapor. Leia também: A alimentação realmente nos protege contra o câncer?

 

O tomate cru, em saladas e sucos, preserva suas vitaminas. Mas, para usufruir do licopeno, nada melhor do que apelar para os molhos, porque a oferta desse pigmento para o corpo aumenta quando o fruto é submetido ao calor. Ainda na seleção dos que ofertam mais elementos quando cozidos estão a berinjela, o espinafre e o aspargo. Só não vá fritá-los ou banhá-los numa panela de óleo. Evite salgar demais também.

 

Não vamos fazer aqui uma militância em prol de um menu puramente vegetariano. Mas o fato é que não faltam estudos comprovando os benefícios para a saúde de privilegiar folhas, legumes, frutas e grãos. E não é diferente quando se fala em prevenção de tumores de intestino, mama, estômago, pulmão... Ainda não se sabe ao certo qual nutriente nessa rica gama agiria melhor para evitar cada tipo de câncer, mas não há dúvida de que a comida que vem do solo leva vantagem também nessa história. Isso sem contar um considerável efeito indireto: quem opta por esse tipo de alimentação costuma ter mais facilidade em controlar o peso. E a obesidade, como demonstram os estudos, também tem sua parcela de culpa no aparecimento da doença. É uma pena que nove entre dez brasileiros, segundo o IBGE, estejam deixando pra lá a recomendação do Fundo Internacional de Pequisa em Câncer de ingerir pelo menos 400 gramas de vegetais por dia.

 

E olha que, diante de tantas escolhas, nem é o caso de reclamar de uma suposta mesmice do cardápio. Não vale também apelar para a falta de tempo de preparo. Até porque, na maioria das vezes, o melhor mesmo é comer esses itens crus. Ok, é preciso lavar as folhas, picar a cenoura, separar os galhinhos dos brócolis, vá lá. Se for esse o problema, sabia que esses itens, quando congelados de forma correta, não perdem nutrientes? Por isso o freezer pode ser um grande aliado quando o relógio conspira contra a saúde. 

 

Fonte: Mdemulher

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