Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Urbanização | 04/04/2011 - 20:43

Novo mapa dos bairros de Bento Gonçalves já está disponível

Foram denominados e receberão nova delimitação 46 bairros do município

Reprodução Vinte novos bairros fazem parte do mapa. Vinte novos bairros fazem parte do mapa.

Com a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, a prefeitura de Bento Gonçalves coloca à disposição da comunidade o novo mapa dos bairros do município, através do site www.bentogoncalves.rs.gov.br.

O projeto é resultado de um pleito antigo do IBGE, que quando da realização do Censo carecia de informações técnicas e geográficas do município, que foi atendido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). Com o objetivo de suprir as necessidades surgidas com a expansão urbana, adequando-se à nova legislação que nomeia as áreas urbanas, foram denominados e receberão nova delimitação 46 bairros do município.

 

Destes, 26 já existem e outros 20 são os novos São Valentin, Nossa Senhora do Carmo, São Roque, São Vendelino, Aparecida, Caminhos da Eulália, São João, Universitário, Vinhedos, Maria Goretti, Conceição, Juventude da Enologia, Municipal, Jardim Glória, Cidade Alta, Pomarosa, Santa Rita, Vinosul, Merlot, Verona, Santo Antão, Santa Helena, Santa Marta, Botafogo, Imigrante, São Bento, Centro, São Francisco, Humaitá, Progresso, Borgo, Ouro Verde, Zatt, Pradel, Salgado, Industrial, Cohab, Licorsul, Vila Nova, Eucaliptos, Planalto, Fenavinho, Fátima, Cruzeiro, Barracão e Caravággio.

 

O projeto foi montado com base em um trabalho técnico, onde o perímetro urbano foi reorganizado, os bairros foram delimitados e foram inseridas novas nomenclaturas, sendo que nesta etapa a comunidade foi amplamente ouvida através das associações de bairros. A arquiteta urbanista Magda Cobalchini, hoje no Setor de Projetos da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, mas que trabalhou no projeto dos novos bairros enquanto atuava no Ipurb, ressalta que "desde o início o projeto seguiu a prática da gestão democrática privilegiando a participação popular, com a realização de audiências públicas na Câmara de Vereadores e participação das comunidades, através das associações de bairros, na escolha da denominação dos novos bairros".

 

A arquiteta, neste aspecto, ressalta, por exemplo, que alguns bairros como o Merlot, foram definidos por características próprias, quando não houve a manifestação da comunidade. "A opção pelo nome Merlot está ligado a variedade de uva que é ícone no Vale dos Vinhedos e está relacionada com a Denominação de Origem e está localizado entre o bairro Vinosul e o distrito do Vale dos Vinhedos", exemplificou.

 

"O fato de dispormos de um novo mapa de bairros, reflete em uma melhor organização do espaço urbano, pois, uma vez que o perímetro urbano foi alterado em 2006 pela nova lei do Plano Diretor, houve uma expansão da cidade que, até o momento, não possuía identificação, dificultando o entendimento da localização das edificações de forma geral. Como instrumento de trabalho nos agiliza e auxilia na perfeita identificação de uma obra ou edificação, facilitando o atuação dos setores em geral, sobretudo o da fiscalização," destaca o diretor do Ipurb, Cláudio Marcelo Guimarães Germiniani.

Palavras chave: Mapa - bairros - urbanização

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Hissashi Iwamoto - Olá. Não é por nada não. Mas não acho o Bairro São João nesse mapa. Ta atualizado mesmo? Estou de mudança para Bento e preciso muito que isso funcione direito. Obrigado.

    Luiz Antonio Sandrin - Reportando-me à matéria 04/04/2011 sobre novo mapa da cidade gostaria de que me ajudasse nos procedimentos para acessá-lo. Indo para o sitio da Prefeitura e acessando o Mapa da Cidade, lá encontro o mesmo mapa de antigamente com oo antigos bairros e as mesmas imperfeições de sempre. Afinal, o sitio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves atualizou o mapa? Obrigado, Luiz Antonio Sandrin

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.