Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Garibaldi | 11/06/2018 - 10:06

Festival Colonial Italiano celebra gastronomia e tradições

Garibaldi realizou no último final de semana, 9 e 10 de junho, mais um Festival Colonial Italiano. A 32ª edição do evento reuniu cerca de três mil pessoas nos dois dias de evento e provou a força da gastronomia típica italiana e da festa que lembra as celebrações dos imigrantes italianos.

 

Além da comida, shows com a Banda Zabadak e a comercialização de produtos coloniais e artesanato tiveram destaque no sábado à noite e nodomingo ao meio-dia. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o evento tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, vinho, suco de uva, sagu, grostoli, pão e cuca. O tradicional cardápio é elaborado pela Associação de Veteranos (AVG), que há anos mantêm o sabor das suas receitas.

 

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, agradeceu o envolvimento da Associação dos Veteranos (AVG), extremamente reconhecida no Município, e lembrou que o Festival é uma grande referência ao destacar  ainda mais a Capital Brasileira do Espumante.

 

Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o evento lembra os primórdios da colonização italiana. “Mesmo com todas as dificuldades, as famílias se reuniam para festejar, tendo a comida como ponto central do encontro”, explica. “O importante deste evento é que ele mantém a originalidade, que perpassa gerações, transformando-o em referência gastronômica e em um momento de alegria para os participantes”.

 

Representante da Associação de Veteranos, Benito Rosa reforça que o público compareceu novamente em grande número, mesmo com tantos eventos paralelos, e agradeceu o apoio da Prefeitura na divulgação do evento. “Vamos analisar a edição e melhorar cada vez mais”, define.

 

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

 

Sobre o Festival

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. No início, o bosque, que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do evento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em diversos buffets.

 

Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre e o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.

 

A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido, inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade.

 

A AVG serve entre 2.000 e 2.500 pessoas por evento com um consumo de 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


2º Jantar Baile Pampa Pietà é neste sábado no CTG Laço Velho

Depois de impasse, novos restaurantes aderem ao Prime Gourmet

RS segue com predomínio do frio nesta sexta-feira

Especialista em queijos comanda degustação na ExpoBento

Tour pelo Varejo estreia em São Marcos

1ª Exposição de carros antigos da AACD acontece neste sábado

Caxias do Sul celebra 128 anos com distribuição gratuita de bolo à comunidade

Programação da Paróquia Santo Antônio para essa semana

Caxias do Sul sedia 1° Seminário Gaúcho sobre Equilíbrio Empresarial

Mostra temática Case em Bento inicia hoje na ExpoBento

7º Congresso Latino-Americano de Enoturismo tem inscrições prorrogadas até o dia 22 de junho

17º Homens na Cozinha doa R$ 251.611 para entidades em 2018

Escultura Anjo Samuel feita por Dilva Conte será entregue à Caxias no domingo

Rio Grande do Sul tem ao menos 12 cidades com temperaturas negativas

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 35 milhões


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.