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Caxias do Sul | 13/04/2018 - 15:26

23º Integramoda destacou a importância do encantamento do cliente

O 23º Integramoda reuniu cerca de 200 pessoas na CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias, na noite de ontem, dia 11. O tema “Agora” instigou empresários da confecção, lojistas e estudantes de moda a pensar no que está sendo feito no presente, com base nos aprendizados do passado e nas expectativas do futuro.


Antes das palestras, o coordenador do Banco do Vestuário de Caxias do Sul, Renan Isoton, fez uma explanação sobre a iniciativa, que recupera por mês cerca de uma tonelada de tecidos que seria descartada pelas indústrias e que são matéria-prima para os cursos gratuitos de corte e costura, clube de mães, oficinas e artesanatos.


O varejo que reduz atrito é o varejo que vai dar certo”, afirmou o articulador estratégico do SEBRAE, Fabiano Zortéa, quando comentou que as empresas devem empoderar seus colaboradores para serem resolutivos junto aos clientes. A sua palestra “O novo varejo” ainda apresentou cases trazidos da NFR, maior feira mundial do varejo, de Nova Iorque. Conveniência é a palavra chave para quem quer reter clientes: o “compre online, retire na loja”, é uma tendência confirmada para o consumidor que quer quase tudo, a hora que quiser, quando quiser, reforçando que o e-commerce não acabou com as lojas físicas e hoje, um canal complementa o outro.


Já a palestra que trouxe as tendências do verão 2019 ficou a cargo de Evilásio Miranda, um dos fundadores da agência de pesquisa Storm, que representa o bureau de tendências NellyRodi na América Latina. “O que faz o olho brilhar vai fazer sentido para sua marca”, disse Evilásio que sinalizou como tendências o volume sem peso, acabamentos celofanados, brilho prateado e dourado (inclusive na praia), surrealismo, mensagens estampadas, floral artístico (que lembram ilustrações botânicas), fibras naturais e biodegradáveis, entre outros.


Cristiano Chaves, head de atendimento da Arezzo&CO, encerrou a noite trazendo cases e curiosidades sobre encantamento no atendimento ao consumidor final. “Todos querem encantar fazendo o de sempre”, afirmou Chaves esclarecendo a diferença entre satisfazer e encantar. “O vendedor precisa ter empatia e colocar-se no lugar do outro. Todos tem uma história de vida e simples gestos encantam muito mais”.


O 23º Integramoda foi uma realização do Polo de Moda da Serra Gaúcha, Fitemasul e Sindivest com apoio da UCS, ABIT, Weltec, SEBRAE, Magnabosco, Sultextil e Arezzo.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Foto: Fabio Grison


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