Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Turismo | 08/02/2018 - 10:13

Vale dos Vinhedos supera expectativas em 2017

Ao contrário do projetado ao longo do ano, que esperava considerável diminuição no número de visitantes, a rota de enoturismo bateu mais um recorde e superou expectativas em 2017

 

Em plena época de colheita da uva, momento de muita alegria para vinicultores, viticultores, comunidade e visitantes, o Vale dos Vinhedos contabiliza mais um recorde no número de turistas recebidos. Em 2017 a rota de enoturismo superou a marca de 2016, atingindo o número de 415.957 visitantes.

 

Em 2016 o Vale dos Vinhedos recebeu 410 mil visitantes, o que representa um aumento de 2%. Os dados contabilizados pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale superam as projeções realizadas ao longo do ano pela entidade, que esperava alcançar a marca de 400 mil visitantes. A medição de fluxo turístico é realizada em pontos estratégicos do Vale dos Vinhedos: empreendimentos abertos a visitação turística – vinícolas e agroindústrias, e no Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos, que além de contabilizar o número de pessoas, traça o perfil do visitante que passeia pela região. Segundo os dados coletados, o perfil se mantém conforme os anos anteriores: a maioria casais ou famílias, provenientes na maior parte de cidades do Rio Grande do Sul, seguido de cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

 

Em relação aos visitantes estrangeiros, assumem a lista os argentinos e uruguaios. A maioria continua utilizando a região como local de passagem, ou seja, permanecem apenas um dia visitando o Vale dos Vinhedos e atrativos de Bento Gonçalves e se hospedam em outras cidades, como Gramado e Canela. Mesmo assim ocorreu aumento no número de pessoas que permanecem mais de um dia na região em relação ao ano de 2016. A utilização de imóveis alugados como opção de hospedagem foi outro destaque da pesquisa. Os meses de inverno (junho, julho e agosto) continuam sendo os mais movimentados do ano. Somente neste período o Vale dos Vinhedos recebeu aproximadamente 137 mil visitantes. Em seguida vem o período de Vindima, que recebeu cerca de 80 mil visitantes. Mas o mês de dezembro foi o grande responsável pela superação da marca esperada: foram 10 mil visitantes a mais do que 2016, principalmente acumulados no período de festas, em que o roteiro ofereceu diversas opções de pacotes diferenciados em hotéis e pousadas, e já se preparava para a colheita da uva com atrações diferenciadas nas vinícolas.

 

Segundo Márcio Brandelli, presidente da Aprovale, as dificuldades do mercado foram superadas com o enoturismo: “Mais um ano o Vale vem superando as dificuldades do mercado, e foi o turismo local que deu resultados positivos para todos os empreendedores. É necessário que continuemos com este foco do bem receber e investindo em infraestrutura para o turismo local se fortalecer cada vez mais.”. 2017 foi ano de investimento em infraestrutura 2017 foi marcado por grandes projetos em infraestrutura no Vale dos Vinhedos, o que contribuiu para a qualificação do turismo local. Mediante a mobilização da Aprovale, poder público e entidades locais, a recuperação da RS 444 – Estrada do Vinho pelo DAER com apoio da Secretaria dos Transportes do Estado do Rio Grande do Sul foi uma das grandes conquistas.

 

A renovação da sinalização turística padrão Vale dos Vinhedos com patrocínio da rede de cartões ELO e a instalação de mapas turísticos em empreendimentos da rota com patrocínio Sicredi, foram alguns dos projetos captados pela Aprovale que completaram a infraestrutura local. Os esforços continuam em 2018 na defesa de inúmeros projetos, dentre eles a Ciclovia Vale dos Vinhedos, a Zona Franca Vale dos Vinhedos para Vinhos Brasileiros, a padronização da sinalização turística com colocação de novas placas, o pórtico de acesso ao roteiro, dentre outros. Anexos: Evolução do fluxo de visitantes do Vale dos Vinhedos ao longo dos anos e Avaliação do perfil de público que visitou o Vale dos Vinhedos em 2017. Fonte: Aprovale Fotos: Visitações guiadas em vinícolas e agroindústrias são alguns dos atrativos do Vale dos Vinhedos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Aprovale

Fotos: Naiára Martini


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


GPSNet inaugura unidade em Bento Gonçalves

Cinema de Rua exibirá o filme O Palhaço com entrada franca

Aurora terá nova unidade fabril em busca de maior capacidade produtiva

Primeira Noite no Museu terá conhecimento, diversão e gastronomia

Wine South America será lançada em março

Movelsul Brasil promove fórum exclusivo sobre Varejo All Line

Henrique Tecchio assume a presidência da FIMMA Brasil 2019

Festival de Churros será de 22 a 25 de fevereiro na Rua Coberta

Agenda Social do Madero doa R$ 1 milhão para entidades beneficentes em 2017

Com qualidade acima da média, Salton projeta safra excelente

Promoção da Maria Fumaça continua para moradores de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa

Paróquia Santo Antônio divulga programação para essa semana

Programa da Angélica com filmagens na Serra Gaúcha terá início neste sábado

Festival de Churros ocorre até domingo em Bento Gonçalves

Programação da Paróquia Santo Antônio para essa semana


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.