Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Saúde | 11/10/2017 - 14:10

No Dia Mundial da Saúde Mental, CAPS Cidadania de Caxias promove Inserção Social

Visando manter e fortalecer os vínculos com a família e a comunidade como um todo, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cidadania atende diariamente inúmeros usuários que sofrem de transtorno mental, grave e persistente, egressos ou não de internações psiquiátricas. Com esse intuito que a CAPS promove periodicamente encontros fora da entidade, como aconteceu na tarde desta última terça-feira, dia 10 de outubro – data em que celebra o Dia Mundial da Saúde Mental – a ação Inserção Social.

 

Para quem não a conhece, a CAPS Cidadania oferece, através de uma equipe multiprofissional, que abrange psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, oficineiros, entre outros, todo cuidado para que o usuário tenha a melhor recuperação, evitando assim, internações psiquiátricas, estimulando a reabilitação no convívio social. “O nosso intuito é para quem vai além da consulta psiquiátrica, é além da simples consulta, é oferecer o tratamento substitutível as internações”, comenta a terapeuta ocupacional do CAPS Cidadania Luciana Lunardi de Almeida.

 

Promover oficinas, encontros, e uma série de atividades como visitações em instituições de ensino, atividades ao ar livre para tomar chimarrão, caminhada no Parque dos Macaquinhos e no Mato Sartori, além de visitas em teatros e museus são algumas das inserções sociais. “As oficinas acontecem lá dentro, e a ideia dessas atividades é para quem já está há algum tempo em tratamento, começar a olhar para fora. A ideia é sair mesmo do CAPS”, comenta Luciana.

 

Segundo Luciana, o serviço desenvolvido pela CAPS Cidadania é mantido pelo poder público municipal, através da Secretaria da Saúde, e ao longo dos treze anos já passaram inúmeros usuários com os mais variados transtornos, sendo analisado caso a caso o tratamento. “Vão de depressão grave, esquizofrenia, transtorno bipolar, algumas são refratárias, que não respondem aos medicamentos que nós também tratamos lá (no CAPS)”, destaca.

 

Já para os usuários que visitaram a redação do Grupo RSCOM que preferem não se identificar por medo de isolamento social, o tratamento no CAPS Cidadania é tido como bom, podendo ocupar o tempo livre com “mosaico, desenhos, oficinas de arte, trabalhos manuais com tecidos e pinturas”, elenca os usuários. Para eles, “acaba virando um grupo de amigos” o relacionamento adquirido no tempo de tratamento no CAPS Cidadania.

 

O CAPS Cidadania situa-se na Rua Plácido de Castro, 733, no bairro Exposição, em Caxias do Sul, atendendo de forma gratuita uma média de 240 usuários. Além das atividades, os usuários fazem uso de remédios controlados, porém, Luciana Lunardi destaca a importância das frequências na entidade a fim de evitar novas crises. “É um serviço de portas abertas, não é como uma clínica compulsiva que as pessoas ficam lá e deu, as pessoas têm a liberdade, de ir ou não ir”, conclui.

 

Texto/Foto: Andressa Gallo | Luis Gustavo Damo | Portal Olá, Serra Gaúcha!


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Don Claudino desenvolve cardápio especial para a primavera

Shopping San Pelegrino recebe modelo de apartamento em tamanho real

#VemPraUCS reúne 18 mil pessoas em dois dias de festival

Mercopar começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

Bate-papo gratuito sobre nutrição infantil é nesta terça-feira

Gabriela Albé Boff inaugura espaço de moda em Caxias do Sul

Banda Double You se apresenta em Caxias do Sul

Sinduscon Caxias promove 16ª edição da Expo Imóvel

Sessão de cinema gratuita para as crianças ocorre neste sábado, em Forqueta

Exposição e rally de carros antigos acontece neste sábado na Drops de Menta

Jovens alcançam economia significativa no consumo de energia por meio do Projeto Aprendiz Energético

9º Fórum de Gestão de Pessoas acontece no dia 03 de outubro

ONGs de animais realizam Pedágio Solidário neste sábado em Caxias do Sul

Caminhada e Corrida da Saúde ocorre no dia 29 de outubro em Caxias do Sul

Mercopar abre as portas com cerca de 200 expositores em Caxias do Sul


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.