Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Educação | 19/05/2017 - 10:23

Rio Grande do Sul inaugura três centros tecnológicos em dois dias

A inauguração de três centros avançados de tecnologia em dois dias no Rio Grande do Sul foi destacada pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, ao participar nessa quarta-feira (17) da abertura do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica localizado na Rua Travessão Solferino, 501, em Caxias do Sul. 

Fontana assinalou que as novas unidades, especialmente o ITT Chip da Unisinos, em São Leopoldo, que está atuando na área de semicondutores, de madeira e mobiliário, em Bento Gonçalves, e o de mecatrônica, em Caxias do Sul, são importantes para o desenvolvimento do estado, preparando talentos para importantes áreas da economia. 

O Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica é a unidade que integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais. A instituição passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, ampliando o suporte a outros setores industriais e dobrando a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a atender novos cursos como técnico em Metalurgia e na área da Construção Civil e Plásticos.

 

Madeira e Mobiliário

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou, nessa quarta-feira (17), o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, localizado na  Avenida Presidente Costa e Silva, 571, em Bento Gonçalves. O secretário adjunto Evandro Fontana participou da abertura, assinalando que o instituto é referência na cadeia produtiva de madeira e móveis. O instituto conta com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliando sua capacidade de atendimento nestas áreas e oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície. 


A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade aumenta a capacidade de atendimento de alunos e passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras. 

 

Fonte: Secom 

Fonte: Divulgação


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Equipe formada por aluno e diplomados da Univates destaca-se em competição internacional

Garibaldi enfrenta cidade da Nicarágua no Dia do Desafio

Novo empreendimento hoteleiro é apresentado para Garibaldi

Sindicatos do setor metalomecânico e elétrico encerram negociação coletiva com 4% de reajuste

Dal Pizzol Day Festival: Um dia degustando experiências

Juliano Melnick no 6º Meeting da Construção

Formação de docentes em pauta no congresso na Univates

Jantar da Estrada do Sabor chega a sua terceira edição

Secretários municipais se reúnem para debater melhorias na ponte do Raposo, em Vila Oliva

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 40 milhões

Últimos dias para se aquecer na Festimalha

Projeto Pensando no Futuro chega a Farroupilha

ACI apoia projeto sustentável de alunos da Escola Elisa Tramontina

Cerca de 1 mil pessoas participam da caminhada 'Faça Bonito', em Garibaldi

RS terá chuva em várias regiões nesta terça-feira


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.