Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Carlos Barbosa | 19/05/2017 - 09:52

Missão ACI retorna da Itália com ideias para o turismo rural

As descobertas e sensações vividas entre os dias 3 e 13 de maio ficarão para sempre na memória dos doze empresários associados à Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa que participam da terceira Missão rumo à Itália. Com visitações à Tutto Food, terceira maior feira de alimentos do mundo, diversas empresas alimentícias e paisagens de tirar o fôlego, os empreendedores vivenciaram experiências para aperfeiçoar o atendimento nas rotas turísticas de Carlos Barbosa.

 

O propósito de conhecer atrações, atendimento e diferenças do turismo italiano teve como foco conhecer os métodos italianos para aplica-los nas rotas Recanto Bergamasco e L’Amore Di Colonia. Para isso, os associados visitaram produtores e fomentadores do turismo rural em 17 cidades, como Milão, Bérgamo, Treviso, Nove, Veneza e Marostica.

 

Segundo o Presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, a capacitação do associado é fundamental para os negócios. “Um dos propósitos da ACI é qualificar os empreendedores do turismo rural. Nessa Missão, levamos associados das duas rotas turísticas desenvolvidas em parceria com a associação para aprimorar cada vez mais o atendimento ao turista na nossa região, atraindo mais visitantes para a Serra Gaúcha”, reforça.

 

A coordenadora da Missão ACI, Eliani Inês Lanzarini, conta que o grupo visitou 10 empresas de queijos, salames e criação de trutas, além de pousadas e restaurantes com comida típica das regiões. “Estes locais valorizam produtos como queijo, aspargo, radicchio rosso, cereja, entre outros, agregando valor ao produto pelos seus diferenciais e pela qualidade única, com Denominação de Origem Protegida (DOP), e Denominação de Origem Controlada (DOC)”, explica Eliani.

 

Para Ilva Tomazel, integrante da rota L’amore Di Colonia, a viagem ao velho continente representa uma oportunidade de valorizar as características dos roteiros de Carlos Barbosa. “Nós vimos na Itália o que é preservado pela comunidade local, tudo muito original. Com certeza trago muitas ideias para o nosso grupo, sempre pensando em melhorar as propriedades da rota”, comenta a empreendedora. Já Iraci Benelli, membro do Recanto Bergamasco, destaca que a missão foi um resgate que possibilitou o intercâmbio de culturas e experiências. “Trouxemos muita história e vamos mostrar muito do que aprendemos e conhecemos. Agradecemos ao povo brasileiro por confiar no nosso trabalho”, completa.

 

Após visitas a cidades italianas que empreendem e fortalecem turismo rural com iniciativas como queijarias, empresas e demais estabelecimentos, os integrantes da missão ACI Itália retornaram ao Brasil com diversas experiências e ideias na bagagem. “Retornamos com lição de casa para fazer, mas, acima de tudo, com orgulho de sermos descendentes de italianos. Devemos conhecer nossas origens e valorizar o nosso lugar”, finaliza a coordenadora da Missão ACI.

 

 

Fonte: Conceito Com Brasil

Fotos: Eliani Inês Lanzarini

 

 

 

Palavras chave: aci - carlos barbosa - missão - 2017 - itália - turismo rural -

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Mostra Affemaq retorna ao interior de São Paulo

IFRS oferece 197 vagas para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada

FSG acrescenta três cursos à oferta de educação a distância

Desfile de moda marca penúltimo final de semana do Festimalha

A partir de agora, estacionar na Avenida São Leopoldo tem horário definido

Exportações de móveis caem em abril

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da UCS

Chuva não dá trégua no Estado no fim de semana

Caxias do Sul imuniza mais de 92 mil pessoas contra a gripe

Hotel Intercity Caxias do Sul promove Noite do Nhoque

É dada a largada às inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2017

ACI apoia projeto sustentável de alunos da Escola Elisa Tramontina

Feriado muda horários de atendimento do Shopping San Pelegrino

Chafariz da praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, passa por reforma

Vinho brasileiro participa do ExpoVinis pelo 9º ano consecutivo


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.