Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Negócios e Mercado | 20/04/2017 - 09:04

Junta Digital dá agilidade aos empresários para abrir e fechar empresas

Agilidade e segurança norteiam o serviço oferecido pela Junta Digital. A nova ferramenta foi lançada nesta quarta-feira (19), em evento no Palácio Piratini, e vai permitir que as empresas sejam abertas, alteradas ou fechadas via internet em todo o estado, sem a necessidade de documentos em papel.

 

O serviço é oferecido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis), que passa a ter nova nomenclatura a partir desta quarta, vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O modelo digital de trabalho foi adotado pioneiramente pela Junta Comercial de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir ao projeto, que visa integrar todas as bases de dados das juntas comerciais do país, com a parceria do Sebrae. “A Junta Digital revela uma palavra só: o processo de desburocratização na prática. Se queremos a eficiência do Estado é assim que vamos chegar lá, com um poder público mais moderno e voltado às pessoas”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

 

Sartori salientou a importância das parcerias e afirmou que este projeto “vai trazer resultado para nossa economia”. O governador também citou o exemplo do Sistema Online de Licenciamento Ambiental já adotado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis), Paulo Roberto Kopschina, disse que essa é uma conquista para o empresariado. “A Junta Digital é a prestação de serviço de registro empresarial totalmente feita pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade que garantirá aos empresários mais rapidez e comodidade”, assegurou. Os requisitos para a utilização do sistema preveem, além de acesso à internet, Certificado Digital A 3 (e-CPF), para assinar o documento eletrônico e arquivo em PDF. Kopschina também ressaltou que este é um projeto de governo, que faz parte do Acordo de Resultados 2017 da vinculada, que vai gerar “economia de tempo, dinheiro, papel e espaço, além de diminuir significantemente as fraudes”.

 

O Rio Grande do Sul foi escolhido para ser piloto no projeto Junta Digital pelos resultados obtidos com a implantação da Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Até o momento 49 municípios gaúchos estão integrados à rede e a meta é atingir 80 cidades até o final do ano, incluindo Porto Alegre, com abrangência de 80% das micro e pequenas empresas. O superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, salientou que o Sebrae nacional esta atuando forte em todos os estados em um trabalho para “desburocratizar e simplificar os processos” de abertura e fechamento de empresas. Destacou ainda, que este é um importante passo para facilitar a vida de todos os empresários e futuros empreendedores.

 

Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

 

Fonte/foto: SECOM / Reprodução Internet

Palavras chave: junta - digital - empresários - abrir - fechar - empresas - junta digital -

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


CIC homenageia empresário Raul Randon

Garibaldi instala novos parquímetros no estacionamento rotativo

Definido o tema da 7ª Semana Municipal do Empreendedorismo

Na Rua Nunca Mais lança campanha de adoção de cães

Alunos constroem protótipos que devem descer de escada

FSG promove segunda edição do Compartilhe Conhecimento

Setor moveleiro amarga com resultados de abril

Postinho de Saúde do bairro Villa Lobos promove festa junina para a comunidade

Projeto pretende obrigar divulgação do preço do gás de cozinha nos veículos revendedores

Sabores de Inverno apresenta programação para esse ano

Carlos Barbosa promove a Campanha do Agasalho 2017

Vaga de estágio no Centro de Atendimento ao Turista de Garibaldi

Saúde dos frentistas é foco para o assunto da reunião promovida pelo CEREST/Serra

RS terá predomínio de sol e tarde agradável nesta sexta-feira

Caxias do Sul realiza balanço semestral em UBSs, CES e serviços de Saúde Mental


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.