Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Cidadania | 20/03/2017 - 11:10

Abertas inscrições de projetos de negócios no StartUCS em Caxias do Sul e Bento Gonçalves

 

Estão abertas até o dia 7 de abril as inscrições de projetos de negócios no StartUCS, programa de desenvolvimento de novos empreendimentos da Universidade de Caxias do Sul. Trinta vagas estão disponíveis, sendo 15 em Caxias do Sul, onde ocorre a terceira edição da iniciativa, e outras 15 em Bento Gonçalves, que terá a primeira turma formada.

 

Vinculado ao Programa de Empreendedorismo da UCS e integrante do Ecossistema Empreendedor da Universidade, o StartUCS é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e egressos da instituição. A participação ocorre em 20 encontros semanais de três horas cada, com prestação de consultoria gratuita aos empreendedores.

 

A iniciativa visa apoiar ideias e orientar os criadores de projetos de base tecnológica e inovadores, contribuindo para o detalhamento, aperfeiçoamento e concretização de um modelo de negócio. A meta é preparar a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da matriz econômica regional. De acordo com a coordenadora do Programa de Empreendedorismo, professora Elóide Pavoni, a procura pelo StartUCS tem sido crescente. As motivações estariam relacionadas ao maior conhecimento da proposta e uma mudança cultural quanto às expectativas sobre o mercado de trabalho. “Temos percebido um redirecionamento da expectativa das pessoas quanto à preparação profissional, migrando da qualificação para o emprego para a capacitação em empreender”, observa. “Através das metodologias utilizadas no Programa de Empreendedorismo e no StartUCS, a Universidade assume essa prerrogativa, que, dentro da visão do Ecossistema Empreendedor UCS, visa, sobretudo, modernizar a matriz econômica regional”, destaca.

 

Como participar

Os editais de regulamentação do programa devem ser consultados no site www.ucs.br/startucs. As inscrições podem ser feitas a partir do mesmo endereço, por meio de um formulário que deve ser entregue impresso, junto com a documentação solicitada, na sala 110 do bloco 59 do campus-sede, em Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min ou das 13h30min às 18h. Em Bento, o recebimento do material ocorre na secretaria do Bloco CD do Campus da Região dos Vinhedos (CARVI), de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h.

 

Em ambas cidades cada projeto pode ter de um a quatro integrantes. A professora recomenda que as propostas contem com mais de um participante, devido ao volume de atividades ao longo do processo. Os projetos aprovados na primeira avaliação, efetuada pelos coordenadores do TecnoUCS e do Programa de Empreendedorismo, pela direção da Incubadora Tecnológica da UCS e por parceiros externos, terão os autores chamados para uma rodada de entrevistas. As atividades se iniciam na segunda, 17 de abril, em Caxias, e na terça, dia 25, em Bento.

 

Como funciona

O StartUCS presta mentoria de especialistas, do mercado ou da Universidade, das áreas de tecnologia, negócios, investimento, contabilidade, finanças, jurídica e psicológica, além da direção da Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS). Ao mesmo tempo, os conhecimentos são aplicados na interação direta com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. “O empreendedor chega ao final do programa tendo desenvolvido um produto ou serviço capacitado a receber aporte financeiro”, aponta Elóide. Ao final do cronograma é realizado um pitch-day, evento de apresentação sumária (de 3 a 5 minutos) dos projetos a potenciais investidores do mercado. Mesmo os projetos que não obtiverem financiamento terão oportunidade de prosseguirem seu aperfeiçoamento ingressando na ITEC-UCS, que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria e busca de fomento para empresas iniciantes.  

 

Fonte/foto: Setor de Imprensa / Reprodução Internet


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Caxias do Sul promove campanha que reduz 44% do vandalismo contra contêineres de lixo

População ajudará a escolher o tema da Semana do Empreendedorismo em Caxias do Sul

Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos festeja seu 20º aniversário

Drops de Menta receberá debutantes do Clube Recreio da Juventude

Suco de uva 100% é pauta em programa da Rede Globo

Bento Gonçalves é primeira colocada em desenvolvimento entre cidades com mais de 100 mil habitantes

Caxias do Sul promove plantio de mudas de pinheiro na região de Vila Seca

Coordenadoria de Acessibilidade inaugura nesta segunda-feira a nova sala em Caxias do Sul

Definido o tema da 7ª Semana Municipal do Empreendedorismo

Caxias do Sul oferece a comunidade aulas gratuitas de pilates

Comitiva do Festival Internacional do Folclore entrega convite à Caxias do Sul

FSG promove segunda edição do Compartilhe Conhecimento

Caxias do Sul recebe comitiva do Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial

Empresa projeta 10 empreendimentos imobiliários no eixo Garibaldi-Bento

Projeto pretende obrigar divulgação do preço do gás de cozinha nos veículos revendedores


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.