Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Negócios e Mercado | 15/02/2017 - 09:23

STIMMME completa 50 anos e comemora com programação intensa em 2017

As conquistas acumuladas em meio século de história e o fortalecimento da categoria, dia a dia reforçado pela atuação do STIMMME, serão o fio condutor das comemorações alusivas ao 50º aniversário de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves. A entidade anuncia, para 2017, uma agenda de atividades especialmente planejadas para compartilhar a celebração dessa data com os profissionais do setor.


No calendário social já são oito as atrações confirmadas para ocorrer durante o ano. A primeira delas está marcada para o dia 18 de março: a Festa do Dia da Mulher, que ocorrerá no hotel Dall’Onder, com previsão de reunir cerca de 450 trabalhadoras ligadas ao segmento. Nesse dia, elas poderão aproveitar apresentações artísticas e musicais, farta gastronomia e, ainda, concorrer ao sorteio de uma moto 0km e mais de R$ 1,5 mil em prêmios diversos. Os ingressos já estão sendo disponibilizados na sede administrativa de Bento Gonçalves e nas subsedes de Veranópolis, Guaporé e Nova Bassano.


Em abril, quando se comemora o Dia do Metalúrgico, o STIMMME realiza sua tradicional Gincana, no dia 30 – integrando colaboradores de diversas empresas em uma competição saudável que ocorre na Sede Campestre da entidade. No mês seguinte – maio –, o destaque da agenda é o Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, encontro que reúne mais de mil pessoas para uma noite de confraternização. A edição deste ano será no dia 27, com chope liberado e música ao vivo garantindo a animação do baile.

O segundo semestre também tem atrações especiais: em outubro, no dia 15, ocorre a Festa do Dia das Crianças. Em novembro, é a vez dos profissionais que atuam nas subsedes comemorarem com os jantares de integração que ocorrem em Guaporé (11), Nova Bassano (18) e Veranópolis (25). Encerrando a programação do ano, no dia 09 de dezembro ocorre a grande Festa Metalúrgica, em Bento Gonçalves, com sorteio de um automóvel 0km, motocicletas e diversos prêmios. Outra atração do encontro será a escolha da nova corte de Soberanas do STIMMME, com eleição da rainha e princesas que ostentarão o título no biênio 2018/2019.

 

Benefícios e melhorias para a família metalúrgica

Além da programação de lazer e das atividades sociais, o STIMMME anuncia novidades para os associados em 2017. A primeira delas é a entrega das melhorias que estão sendo realizadas na Sede Campestre da entidade: um alojamento com oito apartamentos, cada qual com um dormitório e banheiro individual, totalizando área de 9 x 20 metros construídos, e uma cozinha industrial com a estrutura necessária para atender o preparo de alimentos e serviços durante atividades do Sindicato ou de seus associados. As obras devem estar concluídas até o início de abril. Recentemente, a sede recebeu outras melhorias como a reforma do Quiosque central e seus banheiros, a inclusão de novas piscinas e espreguiçadeiras – além da inauguração de Centro de Eventos, em 2015.


Também está assegurada a continuidade dos atendimentos médicos e odontológicos gratuitamente disponibilizados para a família metalúrgica na sede administrativa do Sindicato – em 2016, 8.348 consultas foram realizadas, contribuindo de forma relevante para o bem-estar e com a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes. “Essa tem sido a prioridade do trabalho de nossa gestão: beneficiar o trabalhador. Todos os esforços estão direcionados para essa finalidade e, felizmente, temos conseguido gerar resultados muito positivos no exercício de nosso papel enquanto liderança sindical ao longo dos anos. Cabe a nós defender os direitos dos profissionais e transformar o voto de confiança dessas pessoas, que acreditam em nosso compromisso com o coletivo, em ganhos reais para a categoria – perpetuando um ideal que certamente garantirá a continuidade e solidez da entidade”, comenta o presidente Elvio de Lima.

 

 

HISTÓRICO

 

STIMMME 50 anos: somando conquistas, inspirando a evolução

Mais do que completar 50 anos de fundação no mês de março de 2017, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves compartilha uma história de compromisso com as categorias que representa, com as comunidades onde está inserido e, principalmente, com o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Em seu meio século de trajetória, o STIMMME consolidou reconhecimento nacional enquanto modelo de gestão sindical seja pela atuação responsável, ética e transparente em prol dos trabalhadores ou pela atuação permanente visando à consecução de serviços e benefícios oferecidos aos associados – um dos diferenciais pelos quais a entidade é sinônimo de compromisso com os direitos do profissional e o bem-estar de seus familiares.

 

História

A história do STIMMME foi construída com a soma de esforços de muitas pessoas engajadas na missão de defender os interesses da categoria. Apostando na transparência, no respeito e na valorização de todos os profissionais do setor, acumula conquistas que começaram a ser edificadas em 1963, quando ocorreram as primeiras reuniões para a fundação da Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves. Em 1º de março de 20176, a conquista da Carta Sindical marcou o surgimento oficial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves.


Atualmente, congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil profissionais da categoria. Sua atuação estende-se por 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul, com base territorial que abrange Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Guabijú, Protásio Alves, São Jorge, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Paraí, Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Veranópolis, Nova Prata e Cotiporã. Nas cidades de Veranópolis, Nova Bassano e Guaporé o STIMMME mantém também suas subsedes.

 

Estrutura, serviços e benefícios ao associado

A condição de referência que o STIMMME conquistou enquanto entidade representativa é fruto do compromisso permanentemente renovado de defender os direitos dos trabalhadores e, também, ampliar de forma continuada os benefícios e serviços oferecidos aos associados. No ano de 2001, o STIMMME inovou ao oferecer de forma pioneira atendimentos médicos para os associados e dependentes na sua sede administrativa, em Bento Gonçalves. Em 2008, esses serviços passaram a ser disponibilizados de forma gratuita – modalidade que segue praticada até hoje – na sede administrativa, prédio próprio com 800 metros quadrados e estrutura necessária para bem receber e atender o trabalhador. Em 2011, os serviços foram ampliados em todas as áreas: médica, odontológica, jurídica e previdenciária.


Outro legado importante para a família metalúrgica foi a inauguração da Sede Campestre, em 2004. Em área própria, oferece um recanto de lazer exclusivo para associados e familiares. A construção é destaque pelo projeto arquitetônico e estrutura oferecida, emoldurada por um dos mais belos cenários que a natureza é capaz de oferecer. O terreno totaliza três hectares, que abrigam uma infraestrutura completa, além de um açude preparado para pesca. O divertimento também é garantido com as piscinas disponíveis – no total de cinco. Outra opção que a Sede Campestre oferece é a prática de esportes, com as quadras de futebol-sete e vôlei. Há ainda uma área reservada para camping, com

churrasqueira, recanto para festas, bar, vestiário e estacionamento. As crianças também foram contempladas: têm um parque infantil inteiramente reservado para suas brincadeiras. Em 2015, a Sede Campestre ganhou o Centro de Eventos Valdemiro Orso, pavilhão de 700m² projetado especialmente para que o associado possa aproveitar momentos de descontração, tendo à disposição uma infraestrutura completa, com conforto, comodidade e segurança.

 

Lazer e social

Fortemente atuante no campo social, o STIMMME construiu uma sólida agenda de eventos. Em 2007 realizou a Primeira Gincana Metalúrgica, que segue ocorrendo até hoje, sempre no mês de abril, comemorando a passagem do Dia do Metalúrgico. Em 2009 estendeu as atividades de integração de fim de ano, com eventos comemorativos também nas subsedes.  Desde 2008, quando deu início ao sorteio dos veículos durante a Festa Metalúrgica e as atividades de integração em suas cidades-base, o STIMMME já distribui nove carros e mais de 40 motocicletas. Atualmente, o calendário de eventos do Sindicato tem atividades fixas como a Festa do Dia da Mulher, Gincana Metalúrgica, Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, Dia da Criança, Festas nas Subsedes de Guaporé, Nova Bassano e Veranópolis, e Festa Metalúrgica.

 

Educação e qualificação

No ano de 2010, o STIMMME foi, mais uma vez, pioneiro no compromisso de contribuir para a qualificação dos trabalhadores ligados à categoria e inaugurou o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu como alternativa para sanar a dificuldade de encontrar trabalhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Sua estrutura conta com pavilhão de 350 m², com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração. O Cepromec-BG já capacitou mais de duas mil pessoas desde sua fundação. Ainda na área de incentivo à educação, o STIMMME inovou ao oferecer, em 2015, a entrega do Kit Escolar para os filhos dos trabalhadores associados, composto por diversos insumos que os estudantes utilizam em sala de aula, contribuindo, também, para o equilíbrio do orçamento familiar com a redução dessa despesa.

 

Fonte/foto: Exata Comunicação / Divulgação

 


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Jantar Eles na Cozinha confirma edição deste ano para o dia 26 agosto

Simpósio Internacional Vinho e Saúde trará especialistas do Brasil e Exterior

Supermercados e indústrias buscam adequação para a venda de produtos de origem animal

Encontro de Negócios será no dia 06 de abril

Sindmóveis inicia ações de divulgação internacional da Movelsul Brasil 2018

CEPROMEC oferece quatro cursos de formação em abril

Salton conquista três medalhas no Concours Mondial de Bruxelles

IFRS oferece vagas em cursos técnicos e superiores em Bento Gonçalves

Projeto prevê modernização do Laboratório de Referência Enológica

Supermercados gaúchos registraram crescimento real de 3,4% nas vendas em 2016

FIMMA Brasil tem balanço parcial positivo

BNDES realiza atendimentos na FIMMA Brasil 2017

Bento Gonçalves debate sobre Ferramentas de Gestão da Qualidade

Associados a CDL tem até o dia 3 de abril para votar no Mérito Lojista

Semana do Livro inicia com atividades em Bento Gonçalves


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.