Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Educação | 13/09/2010 - 15:53

Bento Gonçalves mobiliza região para trazer extensão da UFRGS

Pró-reitor da universidade, Ângelo Ferreira da Silva, acredita que em três anos a região poderá contar com a instituição

Ieda Beltrão Municípios da região estão mobilizados pela universidade federal na Serra Gaúcha. Municípios da região estão mobilizados pela universidade federal na Serra Gaúcha. Municípios da região estão mobilizados pela universidade federal na Serra Gaúcha. Municípios da região estão mobilizados pela universidade federal na Serra Gaúcha.

"Uma data para ficar na história de Bento Gonçalves", assim o prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli definiu o dia de hoje, 13 de setembro. O motivo foi o encontro de 21 cidades da região serrana, para discutir a vinda de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

O gabinete do Executivo ficou pequeno para acomodar gestores e legisladores de vários municípios, como Dois Lajeados, Garibaldi, Farroupilha, Carlos Barbosa, Guabiju, Nova Prata, São Valentim do Sul, Cotiporâ, Nova Araça, Vila Flores, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Santa Tereza, Veranópolis, Fagundes Varela e Guaporé.

 

A mobilização para trazer uma extensão da UFRGS partiu de projeto elaborado pela vereadora Neilene Lunelli Cirstofoli (PT). O ação foi baseada na necessidade de qualificação profissional e técnica e nas dificuldades encontradas pelos universitários em deslocamento, e altos custos das universidades particulares.

 

O encontro contou com a presença do pró-reitor da UFRGS, Ângelo Ferreira da Silva, que ficou surpreso com tamanha união dos municípios. "Vou levar essa imagem ao nosso reitor, e tenho certeza que essa manifestação será de extrema importância para o futuro", observou.

 

Silva explicou que muitas coisas precisam ser vistas, mas adiantou que existe um interesse grande da UFRGS na Serra Gaúcha, tanto que Caxias do Sul também está se mobilizando por uma extensão da universidade.

 

O prefeito Roberto Lunelli fez questão de afirmar total apoio em tudo que for necessário para trazer a UFRGS para Bento Gonçalves, manifestação que teve coro dos representantes dos municípios presentes. "Nossa região está em constante crescimento, temos condições de sediar uma universidade federal e precisamos dar esse apoio aos jovens, para que eles continuem trabalhando por nosso desenvolvimento. E inadimissível que nossos jovens tenham que sair daqui para poder ter ensino superior público", afirmou.

 

 Para reforçar a mobilização, os municípios estão fazendo um abaixo assinado, que deverá ser entregue no dia 13 ce outubro em Bento Gonçalves, para depois ser encaminhadado ao reitor da UFRGS. Em menos de uma semana já foram arrecadadas mais de 21 mil assinaturas. "Isso é só o inicio, ainda nem começamos", fez questão de ressaltar a vereadora Neilene.

 

De forma prática, o pró-reitor, destacou que será necessário a mobilização de todas os segmentos dos municípios. A extensão de uma universidade exige uma série de medidas, como área para construção de prédios, contração de professores e definição de cursos, entre outras ações que fazem parte da estrutura funcional da entidade. "Estamos numa etapa adiantada da extensão da UFRG no Litoral do Estado, queremos que tudo esteja pronto em 2012, mas antes disso, tivemos uns dois anos de debates e acertos", explicou.

 

Ele acredita que se a mobilização continuar nesse ritmo, dentro de três anos Bento Gonçalves poderá contar com uma extensão da UFRGS.

 

E para adiantar os trabalhos e demonstrar que existe um interesse concreto na universidade, gestores e legisladores aproveitaram a visita do ministro da Educação, Fernando Hadadd a Bento Gonçalves na tarde desta segunda-feira, para fazer a entrega do manifesto e projeto. "Essa é uma forma de fortalecer nossa iniciativa", afirmou Lunelli.

Palavras chave: Bento Gonçalves - educação - UFRGS

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.



Mais notícias

Caxias do Sul - 24/04/2014 | 12h11min

Abertas as inscrições para o 18º Canta Caxias

Caxias do Sul - 24/04/2014 | 12h08min

SEMTUR abre inscrições para a Feira do Vinho na Praça

Caxias do Sul - 24/04/2014 | 12h04min

Sobe para 14 o número de focos do Aedes Aegypti

Bento Gonçalves - 24/04/2014 | 11h58min

Skate, slacklimne e jiu-jítsu no currículo escolar

Bento Gonçalves - 24/04/2014 | 11h54min

Páscoa atrai 20 mil turistas para a cidade

Bento Gonçalves - 23/04/2014 | 11h18min

Abertas inscrições para oficinas da 29ª Feira do Livro

Bento Gonçalves - 23/04/2014 | 10h49min

Tarso Genro abriu oficialmente a Fiema 2014

Caxias do Sul - 23/04/2014 | 10h39min

Prefeito empossa Marrachinho e Nespolo nos novos cargos

Bento Gonçalves - 23/04/2014 | 10h36min

Conselho Tutelar em novo endereço

Bento Gonçalves - 22/04/2014 | 11h57min

Prefeitura assina ordem de serviço para asfaltamento do interior