Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Turismo | 05/07/2012 - 15:01

Novo roteiro de agroturismo de Gramado dá vida à tradição gaúcha

Tudo começa a bordo de um charmoso ônibus Chevrolet Apache de 1958, carinhosamente batizado de 'princesinha'

Ricardo Bertolucci Reginato/Divulgação Cultura gaudéria em meio aos ares europeus de Gramado. Cultura gaudéria em meio aos ares europeus de Gramado. Cultura gaudéria em meio aos ares europeus de Gramado.

Viver o interior é regressar no tempo, é conhecer costumes, tradições e a cultura de um povo. O Rio Grande do Sul é famoso por sua riqueza cultural, bem como Gramado tem fama por suas origens alemã, italiana e portuguesa. O mais novo roteiro de agroturismo que está sendo desenvolvido pela prefeitura, pela agência de Viagens Vento Sul e pela Emater, busca mostrar para o visitante que há sim cultura gaudéria em meio aos ares europeus de Gramado.

 

A menos de dez quilômetros do centro de Gramado, a paisagem bucólica de uma localidade do interior confere um charme ainda pouco convencional à cidade que é nacionalmente conhecida como a Europa brasileira. A Linha Ávila é o reflexo do que se espera no interior de uma cidade como Gramado. São casas de arquitetura simples, quase todas construídas em madeira, remetendo à sua cultura colonizadora, que predominantemente é germânica. Porém, há em meio a essa paisagem um sítio que carrega consigo o nome Tradição. E este sítio dá a tônica ao mais recente passeio de agroturismo de Gramado.


O passeio

Tudo começa a bordo de um charmoso ônibus Chevrolet Apache de 1958, carinhosamente batizado de "princesinha", ali o visitante está fadado a abandonar o mundo moderno e entrar de corpo e alma em uma viagem no tempo, que leva até às origens de Gramado, e onde existe a mítica figura do gaúcho pilchado com bombacha, bota, camisa e chapéu.

 

A primeira parada do roteiro, que acontecerá duas vezes por semana, sempre pela manhã, é na propriedade de Celso Augsten, um dos maiores produtores de morangos da região. Augsten ostenta hectares de terra repletos de morangos, produzindo assim dezenas de toneladas anuais. Além de provar os saborosos morangos, conhecer a plantação e poder adquirir deliciosas geleias, o visitante ainda conhece um pouco da história do produtor, contada por ele mesmo.

 

Logo em seguida é a vez de andar menos de dois quilômetros para descer do ônibus e entrar no rincão gaúcho, conhecendo tradições e costumes da cultura do Rio Grande do Sul, no lindíssimo Sítio Tradição.

 

Passeios a cavalo, o tradicional chimarrão, música tradicionalista, além de ensinamentos da lida campeira, como a colocação de ferraduras em cavalos, fazem parte desse trecho do passeio, que com certeza encantará os visitantes de todas as partes do Brasil.

 

Para encerrar o passeio com chave de ouro, que tal uma comida caseira extremamente saborosa? O Restaurante Plátano Dourado serve ao final do passeio um almoço aos moldes coloniais, misturando culturas italiana e alemã, e levando ao deleite aqueles que apreciam uma culinária e rica e saborosa.

 

Ficou com vontade? O mais novo passeio de agroturismo de Gramado começará a ser comercializado a partir da segunda quinzena do mês de julho, e mostrará ao Brasil que Gramado, além de encantar pela arquitetura, hospitalidade e beleza de sua área urbana, também encanta com os mesmos atributos só que na área rural.


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor







PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.