Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Literatura | 25/10/2010 - 21:30

A poesia toma conta de Bento Gonçalves

Mais de 50 poetas de vários países e Brasil estão no município, participando do 18º Congresso Brasileiro de Poesia

Ieda Beltrão Serão cinco dias voltados para a arte da poesia. Serão cinco dias voltados para a arte da poesia. Serão cinco dias voltados para a arte da poesia. Serão cinco dias voltados para a arte da poesia. Serão cinco dias voltados para a arte da poesia. Serão cinco dias voltados para a arte da poesia.

Confira aqui a galeria de fotos

Uma cidade envolvida pela cultura, assim está Bento Gonçalves desde o inicio da noite desta segunda-feira, 25, quando foi aberto o 18º Congresso Brasileiro de Poesia. A solenidade oficial aconteceu  no Salão Nobre da prefeitura, e contou com a presença de poetas de várias partes do Brasil e também do exterior. Para o coordenador geral do evento Ademir Antônio Bacca, o momento é especial, já que valoriza a poesia, assim como o município que entre os tantos títulos, pode também ser chamada de capital da poesia. 

 

Promovido pelo grupo internacional Proyecto Cultural Sur, com sede no Canadá, o evento cultural tem como tema “O viajante da Poesia”, em homenagem ao poeta Ferreira Gullar. Aproximadamente cento e cinquenta poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países estão em Bento Gonçalves, participando de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.

 

Durante a abertura aconteceu apresentações culturais, com performance do grupo carioca “Simplesmente Poesia” e um recital em homenagem ao poeta Oscar Bertholdo, por parte de alunos da Escola Estadual Dona Isabel.

 

Na mesma noite, na Fundação Casa das Artes, aconteceu mesa redonda sobre a obra do poeta Ferreira Gullar, coordenada por Eduardo Tornaghi, seguida de performance e recital poético.

 

Nesta terça-feira, as atividades acontecem no auditório do SESC, Biblioteca Pública Castro Alves, Via Del Vino e nas escolas do município. Trinta e duas escolas municipais estão participando congresso deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e doze delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do SESC. Os poetas também irão ao Presídio Estadual, APAE, Lar do Ancião, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.

 

Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento destacam-se: “Poesia na vidraça” ( que consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros), “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas), “Uma ideia tece a outra” (realizado na Biblioteca Castro Alves e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.

 

Recitais deverão fazer a diferença

 

Os organizadores mais uma vez apostam na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso dos eventos. Neste ano, dividirão o palco do SESC e de algumas escolas performances poéticos dos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul além de México, Chile e Uruguai.

 

No palco do SESC, além dos grupo “Poesia Simplesmente” E “Tatamirô”, também apresentarão recitais e performances os seguintes poetas: Renato Gusmão, Marcos Bahrone, Artur Gomes e May Pasquetti, Dalmo Saraiva, Jiddu Saldanha, Telma da Costa, Edmilson Santini, Tanussi Cardoso e Delayne Brasil, Casa do Poeta de Camaquã, Casa do Poeta Latino-Americano, Confraria Cappaz e Comunidade Poemas à Flor da Pele.

 

Junto com o 18º Congresso Brasileiro também serão realizados o 18º Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas, a 15ª Mostra Internacional de Poesia Visual, neste ano coordenada pelo poeta português Fernando Aguiar, e o 21º Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultural Sur/Brasil, organizado pela AAPLASG.

Palavras chave: Literatura - poesia - poetas - congresso

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Garanhuns ganha feira internacional de literatura infantil


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.