Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Praça da Alfândega | 08/06/2018 - 11:06

Confirmada a Feira do Livro em Porto Alegre

O Prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Jr. confirmou na quinta-feira, que a Feira do Livro da capital vai sair e explicou que o boleto que a Câmara Riograndense do Livro recebeu no valor de R$ 179.849,60 foi um erro da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e disse que o valor do título é a “precificação inicial da Secretaria”.

 

O documento, explica Marchezan, deveria integrar um processo que, ao final, seria analisado pelo Escritório de Licenciamento, junto com os pareceres de todos os órgãos envolvidos no evento.

 

Segundo o prefeito não será este valor que a Câmara Riograndense do Livro vai pagar, no final, com as definições das contrapartidas e após ser levado em conta o interesse público e cultural, como é feito em todos os eventos o valor é outro. Marchezan também explicou que os órgãos públicos precisam calcular os serviços essenciais para atender à Feira do Livro, com por exemplo, a orientação de trânsito, coleta de lixo e banheiros químicos.

 

Abaixo, a nota encaminhada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre:

 “A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que a partir da criação do Escritório de Eventos, em agosto de 2017, este passou a ser o local para onde devem ser encaminhados todos os pedidos de utilização de espaços públicos do município. Uma vez recebido o pedido, ele será analisado por todas as secretarias envolvidas com seus respectivos pareceres e com as devidas considerações para a assinatura do termo de compromisso definitivo.  O Escritório foi criado para que todos os eventos tenham uma análise mais transparente e ampla, evitando ilegalidades, insegurança, pessoalidades, transtornos no trânsito, apontamentos e processos judiciais para gestores públicos e privados envolvidos nos eventos e nas suas análises.

 

No caso da solicitação da Câmara Riograndense do Livro de utilização de 67 dias da Praça da Alfândega, no Centro, o processo seguiu o rito normal, sendo distribuído para todas as secretarias envolvidas. A precificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) apresentada à imprensa, é parte do processo. Ela não é uma taxa definitiva, pois está seguindo o trâmite interno que será finalizado somente após análise e parecer de todos os órgãos envolvidos. A cobrança por utilização de espaços públicos decorre do Decreto Municipal 17.986/2012, amparado por parecer técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM), após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e recomendações do Ministério Público (MP) sobre cedências em anos anteriores, sem a cobrança de valores e de contrapartidas. Eventos como Acampamento Farroupilha, Carnaval de Blocos e Bienal do Mercosul  também se adequam à legislação. Reiteramos que as taxas e contrapartidas são definidas somente no Termo de Colaboração e Compromisso (TCC) que ainda não existe. 

 

A divulgação precipitada desta etapa parcial do processo não condiz com a transparência e respeito ao interesse público que a gestão municipal tem estabelecido com todos os organizadores de eventos”.

 

Fonte: Leouve

Foto: Divulgação

 

Palavras chave: feira - livro - porto alegre -

  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Bento em Dança começa a coreografar 26ª edição

Exposição Mosaicos é o destaque desse mês na Fundação Casa das Artes

Monumento ao Imigrante recebe apresentação Corpo que Dança

Anhanguera Caxias promove nesta quarta-feira palestra gravada com Leila Navarro

Sexta-feira será de White Party no Favorita Beer Store

Vendas da Feira do Livro Infantil SESC superam 3 mil exemplares

Favorita Beer Store decidiu cancelar o primeiro Encontro de Grupos de Motociclistas

Exposição em Brasília destaca os costumes e a cultura gaúcha

Musical Korvatunturi começa temporada de inverno em Gramado

Feira do Livro Infantil Sesc acontece na Via Del Vino

2ª etapa do Mostra Arte na Margem apresenta A Mãe e o Monstro


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.