Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Literatura | 06/12/2017 - 15:12

Biblioteca Central da UCS recebe acervo com mais de 4 mil livros

Exemplares doados por meio de testamento, integrarão a Seção de Coleções Especiais a partir do primeiro semestre de 2018

A Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul (UCS) contará com novidades. Mais de 4 mil livros do acervo da família Bornheim passarão a integrar a Seção de Coleções Especiais a partir do primeiro semestre de 2018. As obras de áreas como Filosofia, Literatura, História e Artes, escritas em diferentes idiomas e datadas de períodos diversos, serão higienizadas, tratadas e catalogadas pela equipe de bibliotecários e colaboradores do setor para fazer parte do acervo da Biblioteca.

 

A coleção foi doada por meio de testamento pela professora aposentada, poeta e trovadora Amália Marie Gerda Bornheim, falecida neste ano, e compreende títulos de sua posse e de familiares – entre eles a irmã, a também professora aposentada Irmgard, que faleceu em 2013, e o irmão, o filósofo e intelectual Gerd Bornheim, falecido em 2002, que dá nome à Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul. Além da história original de cada publicação, o contato com os exemplares denota momentos da família Bornheim: muitos livros, quando abertos, revelam dedicatórias, bilhetes, selos e cartões-postais.

 

Essa é a primeira doação de coleção que a UCS recebe via testamento. "É um ganho muito importante para a instituição, principalmente na área da pesquisa", afirma a coordenadora administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivo Central da Universidade, Michele Marques Baptista, considerando que são poucas as instituições detentoras desse tipo de acervo, bem como de coleções especiais e obras raras.

 

Fonte/Foto: UCS/Cláudia Velho


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Bibliopraças de Garibaldi recebem aceitação da comunidade e já contam com doações

Guia enoturistico e dicas de vinicultores é lançado nesta quinta-feira, em Garibaldi

Garoto de oito anos é destaque por ter lido 400 livros em quatro anos

Feira de Livros é atração no Shopping San Pelegrino


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.