Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Porto Alegre | 20/03/2017 - 13:03

José Ivo Sartori recebe livro Aristides Bertuol o piloto da carretera nº 4

O circuito de divulgações do livro ‘Aristides Bertuol, o piloto da carretera nº 4’ chegou ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, no dia 09 de março, cumprindo agenda de entrega oficial ao Governador José Ivo Sartori. O chefe do executivo do Estado do Rio Grande do Sul recebeu um exemplar da obra que conta a história das corridas de rua no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 a partir da trajetória de Aristides Bertuol – um dos mais bem-sucedidos competidores daquela época. Essa é a primeira biografia de um piloto gaúcho a ser editada e compartilhada com o público.

 

Elogiada por Sartori – tanto pela iniciativa quanto pelo resultado – a obra despertou lembranças de uma época saudosa vivenciada pelo Governador, natural da mesma região – a Serra gaúcha –, onde transcorreram algumas das passagens mais marcantes da carreira do piloto.

 

No mesmo dia, a comitiva composta por Carlos Bertuol, filho de Aristides e idealizador da obra; Fabiano Mazzotti, jornalista responsável pela pesquisa e edição dos textos, além de proponente do projeto; e Gilberto Mejolaro, pesquisador, também visitou o ex-senador Pedro Simon para o repasse de um exemplar. Lançada em novembro do ano passado, a publicação teve tiragem de 2 mil exemplares – dos quais 700 foram distribuídos gratuitamente a escolas, bibliotecas públicas do Rio grande do Sul e patrocinadores, além das unidades disponibilizadas para divulgação.

Os interessados em adquirir o livro podem encontrá-lo em livrarias de Porto Alegre e Bento Gonçalves, ou para compra online no site http://www.classicshow.com.br/site/livro-aristides-bertuol/

 

Para conhecer a história

O livro ‘Aristides Bertuol, o piloto da carretera número 4’ combina entrevistas, registros escritos e um acervo fotográfico inédito, reportando fatos curiosos sobre o período glorioso das corridas de automóveis em estradas de chão, nas décadas de 1950 e 1960. A publicação também traz o resgate informativo de cada uma das 60 provas disputadas pelo piloto durante sua carreira, suas principais conquistas e passagens emblemáticas que lhe renderam o título de ‘ás do volante’. O livro é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio de Bradesco, Geremia Redutores, Vinícola Salton e Meber Metais.

 

Sobre Aristides Bertuol

Aristides Bertuol participou de 60 corridas em sua carreira automobilística. Sua estreia nas pistas ocorreu em 26 de setembro de 1948, na Copa Rio Grande do Sul. Pilotando uma carretera identificada com o numeral quatro, Bertuol fez história no universo da velocidade. Com um Chevrolet 1939, conquistou aquelas que eram as principais glórias do automobilismo na época, como as Mil Milhas Brasileiras em 1957. Ele levantou taças de campeão gaúcho e estabeleceu recordes, como no II Grande Prêmio Automobilístico Getúlio Vargas, em 1951: venceu uma etapa, percorrendo 396 quilômetros em 2 horas e 56 minutos, com a incrível média de velocidade de 133 km/h. Essas performances lhe renderam apelidos como “Intrepidante Aristides Bertuol” e “Às do volante”. Ele foi, também, vencedor do circuito da Boa Vizinhança em 1951 (corrida que aparece no filme); em 1952 ganhou o Grande Prêmio no autódromo de Interlagos, com uma Maserati, carro do Grand Prix de Fórmula 1 e em 1957 foi Campeão Gaúcho de carretera na categoria Força Livre. Seu nome está eternizado em rodovias, estádio de futebol e pista de kart, além de ser, hoje, sinônimo da mais alta condecoração outorgada em Bento Gonçalves - a ‘Medalha Aristides Bertuol’.  

 

Fonte/foto: Exata Comunicação / Divulgação


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Feira do Livro Cosmos leva mais de 13 mil títulos ao Shopping San Pelegrino

Bento Gonçalves recebe Feira do Livro Infantil do Sesc

Feira do Livro Infantil de Bento Gonçalves é aberta oficialmente

Semana Literária de Casca inicia nesta quarta-feira


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.