Olá, Serra Gaúcha! A serra gaúcha sem limites.

PUBLICIDADE
Inclusão | 01/12/2017 - 16:14

Estudantes caxienses conquistam sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Delegação rio-grandense ficou em 9º lugar na colocação geral

Caxias do Sul esteve representada na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, realizada entre os dias 20 e 25 de novembro, na cidade de São Paulo (SP). Seis estudantes com deficiência (PCD´s), que fazem parte dos programas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), trouxeram para casa sete medalhas. Foram quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Todas obtidas na modalidade de tênis de mesa.

 

Os alunos caxienses Luís Henrique Aver, Luiz Felipe da Costa, Lucas Passarela Vieira, Adriele Padilha, João Vitor dos Santos e Marcos Eduardo Sodré compuseram a equipe do Rio Grande do Sul. As conquistas deles ajudaram a delegação rio-grandense a chegar no melhor resultado já obtido em uma Paralimpíada Escolar: foram 37 medalhas (21 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze) que levaram à décima colocação no quadro de medalhas e 9º posição geral.No total, 27 delegações participam da competição.

 

Para a coordenadora do setor de paradesporto da Smel, Trícia Dal Pubel, o bom desempenho apresentado na Paralimpíada é resultado de um trabalho realizado coletivamente. “A Smel oferece atividades para os PCD's em escolas e espaços públicos. Mas o mérito vai além do nosso trabalho. É uma conquista pessoal para cada estudante que se empenha em praticar o esporte. A viagem nos trouxe bons resultados, e também uma oportunidade de socialização desportiva que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos”, explica a professora.

 

Os estudantes caxienses representam as escolas municipais Arnaldo Ballvê e Aristides Germani e a Escola Especial João Prataviera. Todas as provas ocorreram no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Os gastos dos estudantes foram custeados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pelo Ministério do Esporte.

 

Confira os resultados da equipe caxiense:

Tênis de Mesa em equipe

1º lugar: categoria A masculino – classe C11

1º lugar: categoria B masculino – classe C6 A C10

3º lugar: categoria B feminino – classe C11

 

Tênis de Mesa em duplas

1º lugar: categoria B masculino – classe C6 a C10

1º lugar: categoria A masculino – classe C11

 

Tênis de Mesa individual

2º lugar: categoria B masculino – classe C6 a C10

3º lugar: categoria A masculino – classe C11

 

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Em sua 11ª edição reuniu 944 atletas, de 12 a 17 anos e, pela primeira vez, contou com esportistas que representaram todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. As provas foram disputadas em 10 modalidades (atletismo, bocha, futebol de sete, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de cinco e basquete em cadeira de rodas).

 

Desde as primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do paradesporto brasileiro. Os velocistas Alan Fonteles e Petrúcio Ferreira, a saltadora Lorena Spoladore, o nadador Matheus Rheine e o atleta do goalball, Leomon Moreno, são alguns nomes que se destacaram na competição ao longo dos anos e já foram medalhistas em Jogos Paralímpicos e Mundiais.

 

Fonte: Sme

Foto: Trícia Dal Pubel


  • Comentários
    Comentários

    Comentários postados

    Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro a comentar!

  • Comentar

    Comentar

    Comente esta matéria







  • Envie para um amigo

    Envie para um amigo

    Envie esta notícia para um amigo









  • Fale com o Editor

    Fale com o editor

    Envie dúvidas e sugestões para o editor








Notícias relacionadas:


Em Caxias, programa Atletas do Amanhã encerra o ano com festivais esportivos


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre o seu endereço de e-mail e receba a nossa newsleter com as notícias do Olá! no seu e-mail.