28/01/2016 - 12h28min

Vena Rock

Fala galera!

 

Hoje a postagem é para divulgar o trabalho da banda dos meus amigos, a Vena Rock!

 

A Vena Rock foi formada em 2014 por participantes da página do Facebook "Núcleo dos Músicos de Bento Gonçalves", por idealização do baterista Vini Valent, a banda foi moldando nesses período o que considera ser o seu "estilo": um rock clássico, primando pela pressão, acordes e notas bem marcadas e ritmo intenso, mantendo a essencia do rock com qualidade sem buscar o virtuosismo individual, mas sim a virtuose da musicalidade total.

 

Buscando um lugar ao sol e um lugar ao sul no mundo do rock, a Vena vem com um trabalho autoral onde cada integrante trouxe sua bagagem e influência musical, convergindo em músicas com letras próprias, que fazem uma alusão ao que as pessoas mais conflitam em sua vida: sonhos não realizados, amores correspondidos ou não, ser você mesmo, alegrias e tristezas.

 

Também buscando um referencial em bandas do passado, possui um trabalho cover, onde poderemos encontrar facilmente e especialmente o rock gaúcho e nacional da década de 80, com destaque especial Cascavelletes, TNT, Engenheiros do Havai, Velhas Virgens. Com a tendência a busca de originalidade do som pelos dos integrantes da banda, também há no show alguns sucessos nacionais, inclusive de outros estilos, transformados na pegada Vena Rock. O resultado é surpreendente!

 

Quem são os integrantes da banda?

Junior Marini - Vocal

Diego Perin - Guitarra

Gilson Rigo - Baixo

Vini Valent - Bateria

 

Gilson, você vem de uma banda que tocava musica gauchesca, coisa que eu acho muito interessante. Como foi essa transição para o Rock n roll?

O que muda da musica gauchesca para o rock, no meu ponto de vista, é apenas a resistência física que temos que ter. Num baile ficamos de 4 a 5 horas em pé, enquanto num show de rock é no máximo 2 horas. O que muda também é a presença de muitas "ghost note" na música gauchesca, para dar swing, enquanto no rock o groove é menos quebrado. Claro que isso falando da maioria das músicas.Mas vindo pro mundo do rock, o qual eu já ouvia bastante, eu consegui trazer alguns licks que eu utilizava bastante na gaudéria, e que encaixaram muito bem no rock.

 

Como funciona o processo de composição da banda?

As letras são normalmente compostas pelos próprios integrantes da banda fora do ensaio, e que chegam no ensaio e mostram para todos. A partir dessa primeira abordagem, a banda começa a fazer intervenções em melodia, harmonia, andamento e até mesmo na letra, no sentido de dar um corpo para as músicas, uma cara "Vena Rock". Após finalizarmos, ou chegarmos ao que entendemos como "bom", fazemos uma gravação amadora para não esquecer e ensaiamos bem ela. Depois, entramos em estúdio e gravamos.

 

Vejo que o principal meio de divulgação de vocês é a internet. Por muito tempo a internet foi criticada, pois prejudicava as bandas como por exemplo com a pirataria. Vocês acham que ela passou a ajudar ou continua prejudicando?

Vemos a Internet como uma forte aliada ao trabalho das bandas, muito embora a maioria delas não saiba utilizar de forma correta e nem sempre com todo o potencial que ela tem. Cabe à banda saber fidelizar esse público, levando elas ao canal de divulgação, fazendo elas dar um feedback e acima de tudo, fazendo uma real interação com o seu público. É difícil esse processo, pois hoje as pessoas tem acesso a muito material, bom e ruim, e a toda hora, a todo o dia. A banda precisa se reinventar diariamente, senão acaba sendo mais uma a passar despercebida pela "timeline" do público.Sobre a pirataria, temos uma visão de que o nosso trabalho tem que estar na mão e no ouvido do maior número de pessoas possível, e para isso temos que nos valer da internet. Somos a favor da distribuição gratuita da música na internet.

 

Pretende gravar um CD?

Em um primeiro momento, gravamos 5 músicas e fizemos um clip na nossa sala de ensaio para que o público conheça a "cara" da banda. Já temos mais 6 músicas prontas para serem gravadas. A ideia é lançar um album sim, talvez em 2017.

 

Quais os planos para este ano?

O ano de 2015 foi de amadurecimento interno da banda, onde firmamos um repertório cover e conseguimos encaminhar um bom trabalho autoral. Fizemos material de divulgação (gravações, clip, fotos, canais nas redes sociais). A partir de 2016, é achar o nosso espaço no circuito de shows e mostrar a Vena Rock ao vivo, usando como norte o nosso lema: "rock sem frescura".

 

Link da fanpage:

www.facebook.com/venarockbg

 

Link do Canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC2k2H3WvLXNsV8P6Ep1TFGg

 

Clip:

https://www.youtube.com/watch?v=eJGWa7oipq0

 

Link Soundcloud:

https://soundcloud.com/vena-rock

 

Perfil Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010642293700&fref=ts

 

Instagram:

https://www.instagram.com/banda_venarock/

 

Twitter:

@bandavenarock

 

Cy!



Comentários postados


Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro!


Deixe o seu comentário








PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Vamos Musicar

Marcio Moraes toca guitarra desde os 12 anos e, além de guitarrista da banda Comfort Eagle, ama música. Falar, escrever e discutir sobre o assunto movem este estudante de Publicidade e Propaganda. Escrever sobre instrumentos e novas tecnologias surgidas no meio musical, trazer e falar sobre lançamentos musicais e equipamentos serão a mola propulsora deste espaço. Então, vem com a gente? Vamos musicar?