16/02/2017 - 16h02min

A hora da festa! Aniversários.

Olá, posso levar o fulano comigo? NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!

Isso mesmo começo falando de Aniversários e as pessoas que pedem pra levar mais gente, Não! Isso não pode e é  o cúmulo da deselegância. Algo muito comum em festas de crianças,  por ser um lugar cheio de brincadeiras as pessoas se acham no direito de levar o sobrinho, o filho da vizinha, o neto da tia de 3o grau, etc. Então vamos às regras de etiquetas nestes casos.
Você jamais deve pedir para levar crianças em festas infantis, os seus já estão convidados,  existem casos de estar com a guarda da criança naquele final de semana ou estar recebendo a sobrinha que mora longe, neste caso (isto serve para qualquer evento) o ideal seria você informar a pessoa que te convida no momento do convite que infelizmente naquele final de semana você estará com visita e a anfitriã estende o convite para estas pessoas, se ela não estender o convite o correto seria deixar a criança com alguém ou não ir  à festa, mas enviar um presente mesmo assim.
Caso você fique sabendo da visita depois, no momento que souber ligue e fale com a anfitriã. Se a festa tiver data para confirmação ou cancelamento, você não deve fazer nada após a data, devem ir apenas as pessoas confirmadas. 
Se a anfitriã convida a sua visita você deve levar um presente seu e um presente da pessoa a mais.
Caso você seja a anfitriã e sabe que os convidados geralmente recebem crianças na hora de convidar já estenda o convite a todos e caso te pedirem para ir mais pessoas, aceite.
Se você é a anfitriã e as pessoas aparecem com crianças ou pessoas em geral não convidados,  respire fundo e os trate como convidados e agradeça a presença. 
Anfitriã: em caso de festas com mesas marcadas sempre conte com 5% de lugares a mais. E deixe espaço nas mesas para uma pessoa extra.

Festas de aniversario em salões e com convites formais:
Estas festas são as mais fáceis pois geralmente já vem com pedidos de confirmação por serem mais elaboradas, e com tag de o que dar para o aniversariante. Caso não tenha tag o presente deve ser entregue na casa do aniversariante, pela loja mesmo, de 15 dias a 3 dias antes da festa. Você não precisa levar pessoalmente pois o anfitrião deve estar bem atarefado, nem entregue no trabalho, você só pode entregar em mãos se tiver uma janta na casa do aniversariante. Salvo festas de crianças ou se você sabe que terá um espaço reservado para presentes na festa, não fique na dúvida,  pergunte a quem te convidou.
Você deve chegar ao máximo 45 minutos após a hora do convite e pode sair a partir do momento que servirem o bolo.
Anfitrião: veja o que eu falo sobre alimentos e bebidas em festas em casa e em restaurantes. Se você for pedir presentes ou dinheiro, comunique na mesma tag se terá espaço para os mesmos na festa. 

Festas de aniversario em casa, almoço ou janta: 
Aqui você deve confirmar em até 3 dias antes da festa se vai, você leva o presente em mãos e mais algo neutro pra a casa como flores, chocolates, vinho ou cervejas especiais estes só se você souber gosto dos anfitriões. O ideal é chegar no horário  ou até 30 minutos depois, se for algo para poucas pessoas você deve chegar ao máximo 20minutos atrasado ou avisar antes.
O horário  de sair é  dado pelos anfitriões, no máximo 1h após o café ou até 30 minutos  dos primeiros convidados que saírem, o ideal é sair com a maioria, aproveitar o "embalo".
Anfitrião - na hora de convidar as pessoas pergunte de suas restrições alimentares e de bebidas e se possível já comunique o que será o cardápio,  assim você terá tempo de servir bem a todos. Quando se convida alguém para sua casa você está dizendo que está pessoa é  bem vinda ao seu círculo íntimo,  por isso você deve fazer de tudo para que ela se sinta bem e acolhida.

 

Cálculos de comida e bebida:

Se for festa normal de salgadinhos e docinhos aqui está uma super calculadora: http://www.parangole.com.br/calculo-de-festas/


Festas de aniversario em casa a tarde:
A única diferença da festa em casa almoço ou janta é  que você não precisa levar um mimo para a casa, a não ser que ela seja nova e os anfitriões derem a entender que é  para inaugurar a casa. Ela é uma festa bem descontraída e sem muitas formalidades, você pode chegar até 1h depois e sair a partir do momento que é servido o bolo, mas o ideal é seguir o fluxo.

Festas de aniversario em restaurante ou clube:
Aqui é importante chegar até 30 minutos da hora estipulada e como o lugar é  aberto o horário  de saída fica a critério do ambiente. Os presentes podem ser levados em mãos.
Anfitrião- a mesma regra serve para festas em casa, veja se o cardápio  condiz com o que  convidados estão acostumados, se forem muitas pessoas, deixe pré-programado com o local umas opções vegetarianas,  celíacas e sem lactose, peça para os garçons avisarem que estas opções estão disponíveis. 

Festa de aniversário em Pub ou happy hour:
Essa festa só tem horário para chegar, até 1h do estipulado, não precisa de presentes pois geralmente é só um encontro entre amigos e cada um paga sua conta, mas é simpático você levar uma lembrancinha  fácil de carregar ou entregar a mesma outro dia.
Anfitrião- neste caso converse com o local e pague as entradas ou uma rodada de bebida.


Outras observações:
* Algumas festas tem hora para acabar devido ao aluguel  do salão,  saia em torno de 1h antes deste horário. 
* Respeite a sua agenda, não aceite dois convites na mesma hora e sempre o primeiro convite tem preferência, é  muito deselegante desmarcar algo para ir a outro evento. "Dar só uma passadinha" é  deselegante em casos de outras festas, em caso de doença,  viagem, reunião  até é  aceitável, mas você dele levar presente com a festa integral.
* Se por alguma desventura você se esqueceu ou não pode ir a uma festa confirmada, assim que possível,  até mesmo antes da festa ligue e se desculpe e envie ou leve em mãos o presente, se você Ainda não comprou use o cálculo de presente mais 1, se você ia sozinho compre um presente de 2 pessoas ou se for um casal um  presente de 3 pessoas... ponha junto do presente um cartão dizendo como você sente não ter ido.

* Caso você tenha convidados Vega, celíacos, diabético, com alergias a leite, nozes, etc., não é necessário alterar todo o cardápio, você só tem a obrigação de ter uma porção para essa pessoa. Em caso de coquetel você sinaliza para pessoa onde está e se for restaurante ou buffet peça para os garçons comunicarem a pessoa que será servido comida a parte para ela. É de bom grado você avisar a pessoa quando convida ela que será preparado separado.



Como calcular o presente quando não é determinado:
Você sempre usa de base o valor que o Anfitrião estaria gastando com você,  exemplos:
Em casa ele gasta em média 50,00 Reais por pessoa, se você vai acompanhado seu presente deve partir de 100,00 reais.
Restaurante ficaria em torno de 65,00 por pessoa, se você conhece o lugar esse cálculo fica mais fácil.  Festas grandes passamos de 80,00 a 100,00 reais. 
Todos os presentes mesmo os entregue em mãos devem acompanhar um cartão e identificação de quem deu.

 

Queridos, infelizmente eu não consigo responder diretamente os comentários aqui no blog. Por favor façam suas perguntas pelo face www.facebook.com/julianahcrespi ou pelo e-mail julianahcrespi@hotmail.com 

Eu amo responder vocês, não deixem de perguntar!

 

 

Beijinhos e boas festas! 

 

 

A imagem é daqui: https://www.frasesaniversarios.com.br/wp-content/uploads/2014/08/parabens.jpg



Comentários postados


Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro!


Deixe o seu comentário








PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Blog da Julli

Neste fantástico mundo da moda, Julli vai ajudar você a saber quais tendências vão ser "hits", a melhor forma de usar a moda em seu corpo, como aproveitar as liquidações, e até mesmo como adaptar seu guarda-roupa às novas tendências. Tendo sempre uma visão sobre o nosso estado e valorizando as marcas gaúchas.

Aqui você pode fazer perguntas, enviar fotos, pedir matérias, solicitar ajuda sobre com que roupa ir e até mesmo pedir como fazer roupas e acessórios. A Julli está aqui para descomplicar a moda que pode parecer complicada.

Nossa Julli é Julli Crespi, formada em Moda e Estilo pela UCS e Design de produto com ênfase em jóias pela ULBRA, especializada em Moulagem com vários cursos na área de moda e comportamento. Atua como personal Stylist, Capsule Wardrobe, pesquisa de moda, peças personalizadas e como estilista de uma confecção em Caxias do Sul.