09/02/2017 - 11h02min

Muito além do olá, bom dia, por favor e obrigado.

Olá, gente linda, simpaticá e educada.
Isso mesmo, educada. Se tem uma coisa que eu não me canso de falar e que me deixa profundamente indignada é a falta de educação básica nas pessoas,  não educação  de escola, falo de educação, etiqueta e boas maneiras,  aquelas gentilesas que vao um pouco alem do olá, bom dia, por favor e obrigado. 
Não temos um lugar específico para aprender isso e no meu ponto de vista deveríamos aprender isso em casa, mas muitas vezes nos pegamos em situações que ficamos com dúvidas de como agir, por isso escolhi alguns temas que acho os mais recorrentes e vou falar um pouco sobre o que se é esperado de etiqueta e boas maneiras. 
Vou fazer Posts sobre os seguintes assuntos:
* Muito além do olá, bom dia, por favor  e obrigado.
* Aniversários,  incluindo infantis.
* Jantas e convites em casa.
* Convites informais, happy hour.
* Festas como casamentos, 15 anos, formatura e bodas.
* Doenças, hospitais e nascimentos.
Todos vou falar sobre ser convidado e convidar, a cada semana na quinta feira tem um post sobre um desses assuntos, se você tiver alguma dúvida ou quiser saber era sobre outro assunto por favor pede aqui nos comentários ou escreve no julianahcrespi@hotmail.com

Beijinhos e boa leitura, 


Muito além do olá, bom dia, por favor e obrigado. 


Já ouvimos muito que essas quatro palavrinhas são mágicas, mas mágico mesmo é o sentido todo que paira ao redor delas. Não basta você falar elas para seu chefe, amigos e parentes, elas são feitas para serem ditas para o porteiro, a diarista, o garçom, o desconhecido no elevador... Não adianta você ser a pessoa mais elegante do mundo se você é rude com quem te presta serviços, por mais que você esteja pagando um restaurante é educado falar por favor e obrigado ao garçom.

As pessoas andam tão absortas no mudo virtual que acham que educação é dar likes ou comentar fotos, educação é dizer "Olá, tudo bem?... tchau, abraços” quando encontramos um conhecido na rua, é segurar a porta do elevador para o vizinho que está chegando do supermercado, é ligar para desejar feliz aniversário para uma pessoa próxima, é mandar um e-mail agradecendo a gentileza do colega de trabalho.

Sempre se pede “com licença” ao entrar no espaço de outra pessoa como a sala de trabalho, a casa, até mesmo a parte dela da mesa compartilhada se a pessoa estiver muito compenetrada.

Se for dividir a mesa de um restaurante se pede se você pode se sentar mesmo que esteja claro que é um lugar para ser dividido, na hora de sair mesmo sem ter trocado palavras você diz “tchau” e se despede dos que lá permanecem.

O mesmo ocorre com elevadores, ao entrar você cumprimenta os que estão lá e se despede ao sair, se tem operador, você agradece assim que chegar ao seu andar.

Pedir desculpas sempre que tropeçar em uma pessoa ou assim que souber que fez algo sem querer que possa ter a ofendido é uma das joias mais belas que você pode ter, saber se desculpar e for humilde é a maior classe de educação.

Ser reciproco, se te trazem um café, tente trazer um para a pessoa na próxima vez, se te elogiam tente elogiar (honestamente) de volta, gentileza gera gentileza assim como qualquer outro sentimento se duplica.

Seja grato, agradeça sorrindo mesmo ao menor ato e se te agradecerem sorria e diga algo como "você merece". Uma vez uma senhora achou meu celular e eu estava muito grata e queria muito recompensar ela pelo ato, ela olhou pra mim, sorriu e disse: "Que você ajude alguém da mesma forma que te ajudei." pronto ela mudou minha forma de pensar .

Mostre que você se lembra das pessoas que você gosta, mande mensagens, ligue, convide para um café. Tire um tempo para aproveitar a vida e as pessoas longe dos celulares.

Dê presentes as pessoas que fazem sua vida mais leve, a professora do seu filho, a diarista, o porteiro que sempre pega suas encomendas, a tia do café que te avisa quando está pronto, lembre-se dessas pessoas no aniversário delas e sempre nas datas como natal e páscoa. Você vai ver como tudo pode ficar ainda mais doce.

Minha mãe me ensinou essa: Grave o nome das secretarias dos seus médicos, advogados, contadores, até da moça da farmácia que sempre te atende, essas são as pessoas que um dia ou outro você vai precisar que te quebrem um galho e se toda a vez que você liga você a chama pelo nome e pede como ela está, pode ter certeza que no dia que você precisar dela ela vai lembrar-se da sua educação e vai tentar te ajudar da melhor maneira possível.

Seja mais simpático, você não precisa e nem deve agradar todo mundo, respeite quem não gosta de você e não tente mudar essa opinião deles, cada um tem seus motivos, não gaste sua energia nisso se a pessoa não quiser mudar.

Sobre educação nas mídias sociais, sim, é esperado que você curta uma que outra coisa do seu chefe, sua sogra, sua vizinha, não precisa ser todas, mas sempre tem uma coisa que você gosta e acha interessante, nesta postagem você curte e até comenta se achar necessário. Principalmente nas ferramentas que aparece que você visualizou. Você não precisa responder a todo comentário para você, mas é educado curtir todos os comentários que fazem. E SIM, você deve responder um por um das felicitações de aniversario que te mandam.

Sorria! Isso mesmo, sorria para as pessoas na rua, no supermercado, dê olá de graça, abrace quem você gosta só pelo prazer do abraço, conte piadas e seja leve.

 

E tenha sempre em mente que todos passamos por dias e momentos ruins e não temos sinalizadores para isso. Estar 90% do tempo de bom humor é 100% fundamental.

 

Queridos, infelizmente eu não consigo responder diretamente os comentários aqui no blog. Por favor façam suas perguntas pelo face www.facebook.com/julianahcrespi ou pelo e-mail julianahcrespi@hotmail.com 

Eu amo responder vocês, não deixem de perguntar!


Beijinhos de vamos espalhar gentilezas por aí.

Julli Crespi

 



Comentários postados


Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro!


Deixe o seu comentário








PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Blog da Julli

Neste fantástico mundo da moda, Julli vai ajudar você a saber quais tendências vão ser "hits", a melhor forma de usar a moda em seu corpo, como aproveitar as liquidações, e até mesmo como adaptar seu guarda-roupa às novas tendências. Tendo sempre uma visão sobre o nosso estado e valorizando as marcas gaúchas.

Aqui você pode fazer perguntas, enviar fotos, pedir matérias, solicitar ajuda sobre com que roupa ir e até mesmo pedir como fazer roupas e acessórios. A Julli está aqui para descomplicar a moda que pode parecer complicada.

Nossa Julli é Julli Crespi, formada em Moda e Estilo pela UCS e Design de produto com ênfase em jóias pela ULBRA, especializada em Moulagem com vários cursos na área de moda e comportamento. Atua como personal Stylist, Capsule Wardrobe, pesquisa de moda, peças personalizadas e como estilista de uma confecção em Caxias do Sul.