20/12/2013 - 22h12min

CARNAVAL DE URUGUAIANA - ENTRE COVA DA ONÇA E ROUXINÓIS

 

O Carnaval de Uruguaiana, é um dos maiores eventos que acontecem na cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Sua maior atração são os desfiles de escolas de samba, realizados com muito luxo e beleza na Avenida Presidente Vargas com um público de 80 mil pessoas, este carnaval é marcado pela rivalidade entre as escolas.

O Carnaval de Uruguaiana ficou conhecido por ser fora de época, desde o ano de 2005, motivado por uma ação judicial contra a mais antiga e uma das mais tradicionais agremiações (Os Rouxinois), ação esta que impossibilitou esta escola de realizar seus ensaios, o que motivou o adiamento dos desfiles , passando a ser realizados em março ao invés de fevereiro daquele ano. Este fato aumentou o tempo que as escolas tinham para organizarem seus desfiles, a construção de alegorias e importação de estrelas, o que impulsionou o carnaval desta cidade. Hoje, o carnaval de rua de Uruguaiana é considerado um dos melhores carnavais de rua do Brasil Mostrando muito luxo e brilho, as escolas de samba levam para avenida muita alegria e irreverência, mostrando celebridades de outros centros carnavalescos. A festa conta com seis escolas de samba do primeiro grupo e mais seis do segundo grupo.

Uma curiosidade é que em 2007 nenhuma escola de samba foi rebaixada, fato não previsto no Regulamento do Carnaval de Uruguaiana para 2007.

*******************************************************************************************************************************

Os Rouxinóis

Unidos da Cova da Onça

Unidos da Ilha do Marduque

Bambas da Alegria

A escola de samba Bambas da Alegria foi formada a partir de um antigo bloco de carnaval: o Bloco da Miséria.

Deu Chucha na Zebra

Apoteose do Samba

Esta escola foi fundada em 2004 e tem como cores o verde, o laranja e o preto. Já no carnaval de 2005, foi a escola de samba do segundo grupo que mais aqueceu a avenida, ganhando passagem para o grupo especial. Atualmente, a escola vem crescendo e cada vez que põe o pé na avenida demonstra uma grande evolução e muito brilho e eficiência.   

 

************************************************************************

NOTÍCIAS DO CARNAVAL

********************************************************************

 Os desfiles acontecerão nos dias 20,21 e 22 de março. Agende-se!!

ala das baianas também presente em Uruguaiana

Alegorias

A famosa Cova da Onça

Musas gaúchas


Comentários postados (0) - Deixe seu comentário
17/12/2013 - 22h41min

PORTO ALEGRE CAI NO SAMBA - Noticias e História

MOMENTO DA NOTÍCIA: CARNAVAL 2014

Seis escolas encerraram na noite de sábado do dia 14 a mostra de sambas-enredo do Carnaval de 2014 de Porto Alegre.  Os shows ocorreram na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina, uma das mais amadas agremiações da Capital dos gaúchos

Na última noite de apresentações da mostra das escolas da capital  para o carnaval de 2014, se apresentaram Imperatriz Leopoldense, Imperatriz Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, Acadêmicos de Gravataí, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba.

Durante as apresentações, faltou luz na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina. Logo em seguida, a energia elétrica foi reestabelecida e a Imperadores do Samba encerrou o evento. E como manda o figurino, muito samba no pé e o início das emoções da festa pagã.

Na sexta-feira do dia 13, cinco escolas já haviam se apresentado: Samba Puro, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia. As agremiações levaram cerca de uma hora para mostrar o que prometem e enredo para o carnaval 2014. Já deu para ver que em termos de criatividade, o próximo campeonato promete. E como!

 

***********************************************************************************************

Carnaval também é história - Conheça um pouco mais sobre  a festa de Porto Alegre

************************************************************************************************

Segundo o livro "Fragmentos Históricos do Carnaval de Porto Alegre", o Carnaval (do povão) de Porto Alegre é o carnaval que surgiu nos bairros pobres como o Areal da Baronesa e Colônia Africana. O primeiro assim chamado por ser na beira do rio (uma praia, posteriormente aterrada e onde hoje é a Praça Cônego Marcelino) e que tem esse nome por antigamente pertencer a Baronesa (esposa do Barão de Gravataí), e o segundo pelo numero de negros que ali fixou residencia. Foram o local onde os escravos libertos passaram a morar após a abolição da escravatura.

O Areal era um reduto totalmente carnavalesco, a partir dos anos 1930 já existem noticias em jornais de grupos com nomes de Ases do Samba, Nós os Comandos, Seresteiros do Luar, Nós os Democratas, Viemos de Madureira, Tô com a vela, Os Caetés e mais recentemente, os Imperadores do Samba, todos tiveram origem no Areal. Foi onde surgiu o Rei Negro (Seu Lelé), primeiro Rei Momo Negro da cidade, e os primeiros coretos populares de bairro.

O outro bairro de negras origens da cidade, a chamada "Colônia Africana", aos poucos foi perdendo sua negritude pela exploração imobiliária, e hoje tem nomes pomposos como bairro Rio Branco, Mont´Serrat e adjacências. Esse era também o local onde negros libertos foram morar. Da Colônia surgiram grupos como o Aí-vem-a-Marinha, Prediletos, Embaixadores, Namorados da Lua etc… A Colônia Africana era o bairro do famoso Salão Modelo (também chamado do Ruy), na esquina entre as ruas Casemiro de Abreu e Esperança.

O Carnaval em Porto Alegre é originário do Entrudo, que passou por épocas de liberação e proibição. Por volta do ano de 1870, o Entrudo cai em desuso pelo surgimento das Sociedades (Esmeralda e Venezianos) que mudam e dominam o carnaval até mais ou menos 1900.3O Entrudo consistia em jogar Limão-de-cheiro (uma bola de cera do tamanho de um limão, cheia de agua perfumada), uns nos outros. É claro que a coisa descambava, e havia casos em que se atiravam ovos e para completar, farinha nas "vitimas". Daí vê-se o porquê de suas várias proibições.

Outra característica única do carnaval de Porto Alegre são as tribos carnavalescas. As tribos tiveram grande destaque entre 1950 e 1960.Eram tantas quanto as escolas de samba: Os Arachaneses, Os Aymorés, Os Bororós, Os Caetés, Os Charruas, Os Navajos, Os Potiguares, Os Tapajós, Os Tapuias, Os Tupinambas, Os Xavantes… Mas, com a crescente influência do carnaval espetáculo realizado no Rio de Janeiro e sua conseqüente adoção pelos foliões, a opção destes pelas Escolas de Samba em detrimento das tribos foi aumentando, e essas foram desaparecendo ao longo do tempo, restando hoje apenas duas: Os Comanches e Guaianazes.

Geralmente os Grupos Carnavalescos, até os anos 1950 e 60, admitiam só homens em seu meio. Quando as mulheres desfilavam (e geralmente eram parentes dos integrantes ou vigiadas pela mãe ou irmã mais velha), eram fantasiadas com o equivalente feminino ou com os mesmos trajes dos homens. Os primeiros grupos femininos lembrados pelo pessoal da velha-guarda foram As Fazendeiras, As Japonesas, As Fuzileiras … Houve ainda As Iracemas, saídas dos Caetés e As Heroínas da Floresta, do Clube Floresta Aurora. Alguns desses grupos femininos desfilavam em coretos oficiais, como é o caso das Iracemas, que chegaram em alguns coretos a a conquistar o 3º lugar, outras faziam atividades só internamente.

 

 

 

 

Bibliografia:

  • DUARTE, Ulisses Corrêa. O Carnaval Espetáculo no Sul do Brasil: uma etnografia da cultura carnavalesca nas construções das identidades e nas transformações da festa em Porto Alegre e Uruguaiana. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Antropologia. UFRGS. Porto Alegre, 2011.
  • GARCIA, Heitor Carlos Sá Britto. Fragmentos Históricos do Carnaval de Porto Alegre.
  •  

     

     

    Comissões de frente melhoram suas performances

    Tinga: Uma das mais amadas e respeitadas

    Porto Seco, recebeu investimentos fundamentais - Foto: Divulgação

    Poa também possui suas musas. E da comunidade!


    Comentários postados (0) - Deixe seu comentário
    12/12/2013 - 14h12min

    O MAIOR SHOW DA TERRA

     

    Mais uma vez  o Grupo RSCOM, sai na frente.  A partir de hoje, os amantes da maior festa popular brasileira, terão seu espaço garantido no nosso Blog do Alalaô. Por este meio, eu Rodrigo Ricieri, vou trazer notícias, informações e tudo o mais que este tema prometer. Até porque, o Carnaval é o Maior Show da Terra, e promete muito.... Desde o tradicionalismo que envolve as festas nos quatro cantos do Brasil, até  o burburinho criado em torno de celebridades, agremiações e inovações carnavalescas. Tudo isso vai estar junto e misturado, ao som da cuíca e do pandeiro, no gingado da mulata, no sorriso dos foliões e no "ziriguidum" do povo brasileiro.

    A hora é essa!!!! E o bloco do blog do Alalao, já está a postos. Seja bem-vindo e com a gente, conheça um pouco mais sobre o

     C A R N A V A L.

    **************************************************************************************************************************

    O Carnaval é o período em que o Brasil atinge a sua plenitude. Nada é mais brasileiro, do que sair às ruas, conhecer pessoas, rir , pular e se divertir. Na maioria das vezes, com a simplicidade que marcam o perfil de cada cidade e de seus habitantes. Por essas bandas o Carnaval não ganha status de queridinho, mas é um dos momentos mais esperados do ano. Onde foliões podem se dirigir a outros lugares do país em busca de maior diversão ou ainda estar ao som de marchinhas tradicionas nos salões dos clubes. Claro, que Bento já esteve melhor servida em questões carnavalescas. Mas o Carnaval é parte de nós!  E nunca pensado pelos imigrantes que desbravaram a região.  ***Quem imaginaria, nosso vinho brasileiro sendo tema de escola de samba? E aconteceu!  Sob nossas uvas a Restinga ( amada Tinga), foi campeã  em 2012.

    E os turistas entram no clima e aproveitam ao máximo a folia.  Por isso, a maioria ao final de cada Carnaval, diz que pretende voltar outras vezes.  Só no Rio de Janeiro, são esperados mais de 3 milhões de pessoas acompanhando mais de 400 blocos que desfilam pela cidade. Sem falar no auge Carnavalesco da Marquês de Sapucaí.

    Para os que daqui de nossa Capital do Vinho, buscam informações de como melhor aproveitar a folia no Rio de Janeiro, já deixo aqui a primeira dica. Podendo conter a ansiedade e se programar para a grande folia . Um hotsite disponibiliza a programação completa dos blocos de toda a cidade e te deixa bem informado, sobres desfiles, ensaios e festas dos blocos.

    www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua

    E não é só na capital da folia que isso acontece. Além da cidade maravilhosa, outras cidades como Caxias do Sul, Urugaiana e Porto Alegre, tentam ano após ano, dar ao Carnaval de suas cidades os status de grande festa e geradora  de grande movimentação financeira . Seja na ocupação hoteleira, mídia, venda de ingressos,utilização de serviços, alimentação e compras, tudo isso é importante ser pensado para quem busca entrar definitivamente no mundo do Carnaval. E põe mundo nisso! Haja vista que nossos carnavalescos conseguem colocar nas ruas temas que vão desde  Homenagem a uma celebridade brasileira, até tumbas de faraós e histórias das mil e uma noites. O surrealismo esta a favor da festa. Neste mundo mágico tudo pode acontecer.

    E ainda falando da cidade maravilhosa.  Em pleno coração da cidade, turistas e cariocas é claro, têm a sua disposição uma infinidade de lojas que estão ali, para que o folião possa montar com muita criatividade e charme, uma boa fantasia, de acordo com o gosto e o bolso de cada um. Nessas lojas que ficam na chamada Saara , que para quem não sabe , significa: Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. Simples né! Lá é possivel encontrar um pouco de tudo.

    *************************************************************

    Mas o Carnaval é isso e muito mais e agora você tem um encontro marcadao no BLOG DO ALALAÔ. Sempre com as novidades e essa alegria que o Carnaval promove à todos.  Se o ano só começa depois do Carnaval, falta muito ainda... mas pode ter certeza que em muitos cantos do Brasil ele já começou. Ou não terminou ainda? Nada melhor do que emendar um no outro.

    Nos próximos textos um pouco da história, dos personagens e alegria desta festa.

    Está decretado! No blog do Alalao já é CARNAVAL. Vem com a gente!


    Comentários postados (0) - Deixe seu comentário
    < Anterior|123|Próxima >
    PUBLICIDADE PUBLICIDADE

    Alalaô


    Rodrigo Ricieri é formado como Guia de Turismo Nacional e América do sul, ministra cursos de etiqueta e comportamento, Relações Públicas e é carnavalesco por pura paixão. Amante das cores e da folia da mais popular festa do país, conhece agremiações da região Sudeste e de Porto Alegre, tendo participado de várias ações no segmento.
    Busca através da maior festa do Brasil, identificar e qualificar a informação cultural por trás das personalidades icônicas do samba.
    Monarquista e apaixonado pela criatividade do brasileiro, sabe a importância turística, econômica e cultural da festa.
    Aqui no "Blog do Alalao", todas as expressões juntas e ritmadas, numa cadência de informações bem ao estilo do carnaval.
    Sempre um tema que não tem fim. Criatividade e informação para que gosta de festa, folia e muita cor.
    O blog do Alalaô, já está a postos e nosso bloco já está na rua!