01/02/2014 - 19h37min

EXPLODE CORAÇÃO.... É LINDO O MEU SALGUEIRO, CONTAGIANDO E SACUDINDO ESTA CIDADE

Hoje é dia de falar de minha escola do coração. Minha primeira vez no Salgueiro foi de muita emoção ao entrar na quadra de minha escola querida e uma das mais icônicas destas terras.

Os mais conhecidos sambas-enredo desta escola são cantados a toda vóz, enquanto não começa o ensaio com o tema do campeonato atual.

Um grande número de celebridades e expoentes do mundo do samba, desfilam por camarotes e também no meio do "povão".

Um frenesi toma conta de todos e a bateria, já atenta é o centro das atenções. Parecemos estar dentro de uma grande casa de show ( o que não deixa de ser). Alí, todos estão no templo de sua agremiação predileta e o barulho da bateria é apenas um dos grandes momentos da noite.  Na época em que lá estive, saí do Hotel Trocadero Othon em uma van até a escola. Quando desci do transporte, foi o tempo de respirar fundo e entender que a escola que via pela tv estava com seus bastidores bem próximo de mim.

Devo confessar que quando estive no sambódromo, minha frustração foi não tê-la visto passar. Tive que me contentar em ver outras escolas e que sinceramente me deixaram de boca caída.

Aquela bagunça do aquecimento tem fim, quando todos em um mesmo rítmo, tomam seus lugares e o grande espetáculo começa.

Dali em diante é um segura coração total.

 

**************************************************************************************************************

A    HORA  É ESSA!  - VAI MINHA SALGUEIRO...

*************************************************************************************************************

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro é uma escola de samba, das mais populares do Rio de Janeiro, atualmente está sediada na Rua Silva Teles, no bairro do Andaraí. . Anteriormente era sediada na Rua dos Junquilhos, no bairro da Tijuca.

Foi campeã do Grupo Especial do Carnaval em 1960 , 1963 , 1965 , 1969 , 1971 , 1974 , 1975 , 1993 e 2009.

Trata-se de uma das escolas que compõe o grupo das "quatro grandes". Até meados dos anos 70, somente estas escolas atingiram o título de Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, revezando-se entre elas próprias. Este bloqueio foi furado a partir de 1976, quando a Beija-Flor de Joãosinho Trinta, o então carnavalesco bicampeão e recém-saído do próprio Salgueiro, levou a escola de Nilópolis ao seu primeiro título.

Na década de 1970, a escola consagra o jovem artista plástico Joãosinho Trinta, que foi aluno de Pamplona, nos memoráveis desfiles de 1971 Festa para um Rei Negro (samba composto por Zuzuca, tendo como carnavalesco Joãosinho Trinta com o qual obtém seu 5º título) e o bicampeonato em 74/75 com Rei de França na Ilha da assombração (samba composto em 1974 por Zé Di e Malandro tendo como carnavalesco Joãosinho Trinta que lhe rendeu seu 6º título do carnaval carioca) e As minas do rei Salomão (samba composto em 1975 por Nininha Rossi, Dauro Ribeiro, Zé Pinto e Mário Pedra e tendo como carnavalesco Joãosinho Trinta com o qual conquistou seu 7º título).

O jejum de títulos é quebrado em 1993 com o surpreendente Peguei um Ita no Norte, de Mário Borriello e composto por: Demá Chagas, Arizão, Celso Trindade, Bala, Guaracy e Quinho, sendo esse desfile foi responsável por um dos momentos mais inesquecíveis do carnaval carioca e por um dos melhores samba-enredo que a Sapucaí ouviu.

Para 2009, a escola escolheu o enredo Tambor , de Renato Lage. O samba enredo vencedor foi composto por Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite. Graças a a esse enredo, o Salgueiro ganhou o campeonato deste ano, com um ponto de diferença da vice Beija-Flor e quebrando um jejum que durava 16 anos.

 

************************************************************************************************

No último dia 29 de abril, a Academia do Samba anunciou seu enredo para 2014: "Gaia: A vida em nossas mãos". Após cinco anos do carnaval campeão "Tambor", o Salgueiro retoma a estética afro tão associada à sua história. O enredo abordará a criação do universo sob a ótica da lenda africana de Olorum, com um toque de apelo pela sustentabilidade nos dias atuais (um desejo já demonstrado pelos orixás em suas lendas e ideais) . Nas redes sociais, a manifestação dos torcedores tem sido bastante positiva, uma vez que o Salgueiro sempre se sai muito bem ao abordar temas sobre a cultura afro-brasileira. e Xande, do Grupo Revelação, junto com compositores experientes, vencedores na escola. como: Dudu Botelho e Marcelo Motta. tendo sido o samba desse ano.

 

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

**************************************

**************************************

Os blocos de carnaval de Garibaldi, estão preocupados com o andamento do tradicional desfile que acontece pelas ruas da cidade. Segundo a presidência da Associação KGB Máfia e Cia Limitada, o andamento das negociações junto a Prefeitura, não surtiram o efeito esperado. Todos acreditam que como constante no calendário oficial da cidade, o evento deveria receber maior incentivo financeiro e organizacional para que aconteça.

A Escola Embaixadores Do Ritmo, que falará sobre o trem e com apoio das cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, estará presente e por isso o desfile foi antecipado e acontecerá  no dia  28 de fevereiro.

Aos blocos de Garibaldi, restou o desepero em tentar realizar o evento de forma que fique atraente para seu público habitual e diante da escola convidada.

Estarei por lá como nos últimos anos, mas acredito que é hora de Garibaldi dar maiores créditos a esta festa, que é a única  nestes moldes, por aqui.  Já que se trata exclusivamente de blocos carnavalescos... Vamos aguardar!

 

 



Comentários postados


Nenhum comentário postado ainda, seja o primeiro!


Deixe o seu comentário








PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Alalaô


Rodrigo Ricieri é formado como Guia de Turismo Nacional e América do sul, ministra cursos de etiqueta e comportamento, Relações Públicas e é carnavalesco por pura paixão. Amante das cores e da folia da mais popular festa do país, conhece agremiações da região Sudeste e de Porto Alegre, tendo participado de várias ações no segmento.
Busca através da maior festa do Brasil, identificar e qualificar a informação cultural por trás das personalidades icônicas do samba.
Monarquista e apaixonado pela criatividade do brasileiro, sabe a importância turística, econômica e cultural da festa.
Aqui no "Blog do Alalao", todas as expressões juntas e ritmadas, numa cadência de informações bem ao estilo do carnaval.
Sempre um tema que não tem fim. Criatividade e informação para que gosta de festa, folia e muita cor.
O blog do Alalaô, já está a postos e nosso bloco já está na rua!